Associação Internacional de Portos das Ilhas da Macaronésia que integra a ENAPOR ganha mais um membro para a promoção do turismo de cruzeiros nas ilhas atlânticas

5/02/2024 11:05 - Modificado em 5/02/2024 11:05
Foto ENAPOR – Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Cabo Verde (ENAPOR), Ireneu Camacho, de Azul

As Ilhas dos Açores tornaram-se um novo membro da Associação Internacional de Portos das Ilhas da Macaronésia, que funciona sob a marca Cruise Atlantic Islands (CAI), e que até agora era composta pelas ilhas de Canárias, Cabo Verde e Madeira.

A Associação Internacional de Portos das Ilhas da Macaronésia, que detém a marca Cruise Atlantic Islands (CAI), incorpora os Açores como um novo membro.

O objetivo da Associação é promover os portos das ilhas atlânticas como destinos turísticos de cruzeiro, fomentando e reforçando a integração entre os arquipélagos que a integram.

A presidente do Conselho de Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), afirmou que estendeu formalmente o convite aos Açores e apresentou-o aos restantes membros da CAI para a sua integração nesta fase, tendo em conta a importância de Açores neste cenário do turismode cruzeiros nas Ilhas Atlânticas.

Paula Cabaço refere que a reunião da CAI em Tenerife destaca-se por mais um momento histórico que se regista com a entrada oficial dos Portos dos Açores como novo membro da Associação, e salientou ainda que, “todos os representantes das Autoridades Portuárias aplaudem este facto, que permite fechar o ciclo de incorporação dos diferentes arquipélagos atlânticos”.

Ainda conforme a presidente da APRAM, da reunião saíram pontos importantes que nos permitem definir os passos para o futuro, com foco num intenso plano de promoção e marketing e com objetivos claros a serem alcançados ainda este ano.

A Associação tem como objetivos primordiais desenvolver e promover o turismo de cruzeiros nas Ilhas Atlânticas, que atualmente representa um mercado conjunto de quase três milhões de passageiros/ ano, bem como reforçar a posição dos portos que fazem parte da associação no corredor atlântico para alcançar novos mercados, bem como promover as rotas existentes entre estes.

A Cruise Atlantic Islands está a trabalhar na definição de estratégias conjuntas com vista a obter financiamento da UE, o que permitirá o desenvolvimento de projetos conjuntos para melhorar a conetividade e impulsionar o crescimento económico das ilhas do Atlântico Médio.

A cerimónia de assinatura teve lugar na sede da Autoridade Portuária de Santa Cruz de Tenerife, com a participação da Presidente do Conselho de Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, S.A.), Paula Cabaço; da Presidente da Autoridade Portuária de Las Palmas, Beatriz Calzada; do Presidente da Autoridade Portuária de Santa Cruz de Tenerife, Pedro Suárez; do Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Cabo Verde (ENAPOR), Ireneu Camacho, e do Presidente do Conselho de Administração dos Portos dos Açores, Riu Terra.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.