São Vicente: Mariventos revive tradição do Carnaval com baile de máscaras

29/01/2024 01:57 - Modificado em 29/01/2024 01:58

 A Mariventos realiza na próxima sexta-feira, 02, um Boi d´maskrinha (baile de máscaras), no Grémio Sportivo Castilho, em São Vicente, para reviver um dos marcos da tradição do Carnaval mindelense.

De acordo com a Mariventos, para animar esse baile, serão chamados ao palco “grandes vozes” da música mindelense como Diva Barros, acompanhada da sua banda, além de Jenifer Solidade, Edson Oliveira e Anísio Rodrigues que, além da música tradicional, são conhecidos por interpretar temas carnavalescos.

Haverá também um prémio para o melhor mascrinha.

O baile de máscaras sempre teve uma grande relevância para o Carnaval de São Vicente, conforme reforçou o investigador Moacyr Rodrigues, numa entrevista à Inforpress, a 21 de Fevereiro de 2020, ao fazer uma análise dos 100 anos do Carnaval de São Vicente.

Conforme Moacyr Rodrigues, a festa foi enriquecida com elementos importantes devido ao Porto Grande e ao cinema. Inicialmente, explicou, começou por ser “mascarinha” (máscaras) e desfiles pelas ruas durante os quais as pessoas trajavam-se de marinheiros ou de personagens que viam nos filmes dessa época no cinema e as mulheres imitavam as criadas inglesas.

A mesma fonte informou que o Carnaval de São Vicente foi crescendo até a época dos andores, lembrando que um dos primeiros carros alegóricos feitos em São Vicente foi o avião Lusitânia que, em 1922, fez a travessia do Atlântico (Lisboa-São Vicente-Brasil), levando Gago Coutinho e Sacadura Cabral de Lisboa até o Brasil.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.