Espanha: Ministro do Turismo e Transportes expectante com participação de Cabo Verde na FITUR de Madrid

24/01/2024 13:05 - Modificado em 24/01/2024 13:05

 O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, mostrou-se hoje expectante com a participação de Cabo Verde na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), que decorre de hoje até 28 de Janeiro na capital espanhola.

Em declarações à Inforpress, em Madrid, pouco antes da abertura do evento que conta com a participação de mais de 130 países, afirmou que o mercado espanhol quer vir a procurar outro tipo do turismo que não seja só sol e praia, por isso a participação numa das maiores feiras do turismo realizada anualmente servirá para apresentar outras opções, levar o turismo a todas as ilhas, procurar outros nichos do mercado.

“Cabo Verde este ano decidiu estar presente nesta feira, num ano em que vamos lançar a nova Marca Cabo Verde, em que queremos aproveitar todos os instrumentos de promoção para melhor mostrarmos o que é produto turístico cabo-verdiano, que é muito diverso, que tem vários componentes, com activos extraordinários para mostramos e tornarmos o turismo cada vez mais resiliente ao choque externo”, sublinhou.

Por isso, o governante reitera que a expectativa da participação na FITUR “é boa”, lembrando que os números de 2023 podem atingir 900 mil turistas que entraram em Cabo Verde, sustentando que este ano o objectivo é chegar, “muito provavelmente” a um milhão de turista.

“É uma meta que consideramos interessante para consolidar o turismo e fazer também com que o impacto do turismo seja cada vez maior nos outros sectores da economia, designadamente na agricultura, a nível das indústrias criativas e a nível dos transportes, ou seja, há todo aqui um puzzle que está a ser montado que vai energizar os outros sectores da economia”, explicou.

Durantes esses dias em Madrid, cidade que também abriga a sede da Organização Mundial do Turismo (OMT), Cabo Verde pretende também marcar presença junto dos principais mercados emissores, estreitar relações com ‘stackeholders’ e melhorar o posicionamento do arquipélago enquanto destino turístico diversificado e sustentável.

Conforme a programação, no decorrer da Feira Internacional de Turismo de Madrid, Carlos Santos terá vários encontros de trabalho, entre os quais com o ministro do Turismo de Espanha, Jordi Hereu, o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvilia, conselheira de Turismo do Governo de Canárias, Yaiza Castilla e vários outros encontros com operadores turísticos e parceiros ligados ao sector.

A FITUR, que vai decorrer no recinto de feiras e exposições (IFEMA), é o ponto de encontro global para profissionais do turismo, conhecida como a feira líder em mercados receptivos e emissores na América Latina.

Nesse evento, o ministro Carlos Santos está a ser acompanhado pelo embaixador de Cabo Verde em Espanha, Eduardo Jorge Silva, e o presidente do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), Humberto Lélis.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.