São Vicente: Primeira dama reforça compromisso de trabalhar para melhorar condições das crianças órfãos no País

23/01/2024 15:20 - Modificado em 23/01/2024 15:20

A primeira dama reforçou hoje o seu compromisso de, junto com a sociedade cabo-verdiana, trabalhar continuamente na melhoria das condições das crianças órfãos, não apenas em São Vicente, mas, de todos os cantos do País.

Débora Katisa Carvalho deu esta garantia no Centro Social SOS, em São Vicente, durante a abertura da Warm children‘s hearts (aqueça os corações das crianças, em português), uma iniciativa  da primeira dama da República Popular da China, Peng Liyuan e a Organização das Primeiras Damas Africanas, que consiste numa acção conjunta China-África  para proporcionar consultas gratuitas às crianças órfãs nas Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.

“E esta responsabilidade não fica circunscrita a este acto. Transcende a outras responsabilidades e é através de esforços sustentados que podemos efectuar mudanças significativas e duradouras na vida das nossas crianças e quero dizer-vos que cada acto, por mais pequeno que possa parecer, pode ter impacto na vida de muitas crianças e depois o impacto de geração após geração” , afirmou.

Segundo Débora Katisa Carvalho trazer o programa de consultas médicas gratuitas às crianças em Cabo Verde é colocar-se no lugar do outro sublinhado que se trata de um acto é uma oportunidade simultânea de aprofundar os laços entre os dois países mas também para demonstrar afecto e carinho às crianças mais desfavorecidas.

“É também um passo crucial para melhorar o bem-estar das crianças garantindo-lhes acesso a cuidados de saúde essenciais que é um direito de todos nós”, frisou assegurando que o evento “não seja apenas uma prestação de cuidados médicos, mas um abraço caloroso da comunidade global” porque, acrescentou, “cada criança é muito valiosa e digna de um futuro promissor”.

O embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, lembrou que os dois países têm uma longa cooperação com impactos especialmente na área de saúde, da formação de recursos humanos e outros ângulos que têm avançado constantemente salvaguardando os interesses de ambas as partes.

Mostrou-se igualmente esperançoso de que as crianças contempladas com essa iniciativa possam estudar, ter mais felicidade e crescer com boa saúde para se transformarem em pilares da construção de Cabo Verde.

“No âmbito desta amizade entre os dois países estamos dispostos a trabalhar com os amigos de todas as esferas de Cabo Verde para continuar a prestar atenção e apoio para desenvolvimento das crianças, tomar medidas práticas para melhorar o bem-estar delas”, garantiu.

O director nacional das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, Dionísio Simões Pereira, agradeceu à primeira dama pelos esforços para reduzir o sofrimento de muitas crianças e famílias em Cabo Verde e por ter-se associado à causa da SOS em Cabo Verde, sendo madrinha da há muito tempo da instituição que, este ano, completa 20 anos de actividade.

A acção foi testemunhada também pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Miryan Vieira.

De acordo com a responsável do centro social SOS de São Vicente, Graça Gomes, esta missão médica é composta por nove profissionais que durante o dia de hoje vai dar consultas nas áreas de ginecologia obstetrícia, medicina interna chinesa e acupuntura para 100 crianças e 25 famílias.

Também efectuaram uma doação de materiais escolares, géneros alimentícios e equipamentos desportivos.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.