Forças Armadas comemoram 57º aniversário com várias actividades e acto central na ilha do Sal

14/01/2024 23:02 - Modificado em 14/01/2024 23:03

As Forças Armadas de Cabo Verde comemoram, esta segunda-feira, 14 de janeiro, o seu 57º aniversário com várias actividades militares, culturais, cívicas, lúdicas e desportivas a nível nacional, sendo o acto central presidido pelo Presidente da República, na ilha do Sal.

Numa nota publicada no seu site oficial, as Forças Armadas (FA) informam que as actividades têm como objectivo demonstrar a importância da existência da instituição e a contribuição dos seus efectivos e colaboradores em prol do progresso das FA e do desenvolvimento da sociedade cabo-verdiana.

As Forças Armadas são uma instituição permanente e regular, compõem-se exclusivamente de cidadãos cabo-verdianos e estão estruturadas com base na hierarquia e na disciplina. As Forças Armadas estão subordinadas e obedecem aos  órgãos de soberania, nos termos da Constituição e da lei.

A história das Forças Armadas, assim como a formação da Nação, precede a Independência Nacional, remontando a meados dos anos 60, mais concretamente a 15 de Janeiro de 1967, data em que um grupo de jovens cabo-verdianos prestou, em Cuba, perante Amílcar Cabral, o juramento de fidelidade à luta de libertação de Cabo Verde, fosse em que circunstâncias fosse.

Esse grupo de jovens, constituído por militantes do PAIGC e por jovens estudantes, camponeses e trabalhadores emigrantes, na altura, constituiu aquilo que viria a ser considerado o Núcleo Fundador das Forças Armadas de Cabo Verde.

O simbolismo desta data e o papel que o Núcleo Fundador das Forças Armadas veio a desempenhar na organização e desenvolvimento da instituição militar cabo-verdiana levou o Governo de Cabo Verde a instituir, em 1988, o dia 15 de Janeiro como dia das Forças Armadas.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.