Director-geral da OMS inicia quarta-feira visita de três dias a Cabo Verde

8/01/2024 19:33 - Modificado em 8/01/2024 19:44
@ Reuters

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, inicia esta quarta-feira, 10, uma visita de trabalho de três dias a Cabo Verde, confirmou hoje a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.

Trata-se, segundo a governante cabo-verdiana, que falava à Rádio de Cabo Verde (RCV), de um “feito histórico”, já que é a primeira vez que um director-geral da OMS visita o país.

Por outro lado, Filomena Gonçalves realça que é um reconhecimento pelos indicadores de saúde, fruto, segundo disse, de um “trabalho árduo” ao longo de muito tempo e da dedicação de todos os profissionais de saúde e de cada cidadão deste país.

“Prova disso é o comportamento que cada um de nós tivemos em relação à covid. Esta é uma oportunidade para mostrarmos ao mundo as nossas conquistas e para aprendermos ainda mais com a experiência global. A sua presença entre nós será uma fonte de inspiração e um impulso para continuarmos a melhorar os nossos sonhos, nosso sistema de saúde e bem-estar”, disse.

A ministra da saúde avançou que o Governo aguarda com muita expectativa esta visita histórica, na certeza que será um “momento de grande aprendizagem e de celebração” para todos.

Conforme adiantou, há vários dossiês que podem justificar a visita do director-geral da OMS, desde logo, o aguardado certificado de país livre de paludismo, o fim da transmissão vertical VIH-Sida de mãe para filho, os planos de Cabo Verde para a eliminação total da Sida em 2030 e da tuberculose em 2035.

“Sobre a transmissão vertical ou a tuberculose, já estamos a preparar os processos também para darmos a entrada à certificação”, disse Filomena Gonçalves admitindo a possibilidade de Cabo Verde receber das mãos de Tedros Ghebreyesus o certificado do país livre do paludismo nesta visita.

“Todos os relatórios técnicos recomendaram a certificação de Cabo Verde como país livre de paludismo. Estamos a fazer um esforço enorme e nós estamos muito expectantes, estamos em querer que será desta e todo o país sairá a ganhar”, disse a governante.

A visita de Tedros Ghebreyesus acontece uma semana após o Governo ter declarado o 2024 como o ano da saúde mental, um tema que, segundo Filomena Gonçalves, ele tem estado a abordar e a incentivar com muito carinho e dedicação.

De nacionalidade etíope, Tedros Ghebreyesus é director-geral da OMS desde 2017 e serviu ao Governo da Etiópia como ministro da Saúde entre 2005 e 2012 e como ministro de Relações Exteriores entre 2012 e 2016.

Inforpress/fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.