Prémios aos vencedores do concurso filmes universitários vão ser entregues na terça-feira – ACACV

7/01/2024 15:15 - Modificado em 7/01/2024 15:16
@ NN

Os prémios monetários aos vencedores do concurso de filmes universitários referentes ao ano lectivo 2022/2023 vão ser entregues na próxima terça-feira, 09, disse hoje à Inforpress o presidente da Associação de Cinema Audiovisual de Cabo Verde (ACACV).

Segundo Júlio Silvão, duas universidades participaram deste concurso, a Uni-CV e a UniPiaget, tendo classificado em primeiro lugar, com o filme “Foram as dores que o mataram”, Andreia Tavares e Geovani Barros, da Uni-CV.

Os vencedores vão receber como prémio, 144 mil escudos, correspondente ao pagamento de 100 por cento (%) de propinas durante o ano lectivo 2022/2023.

A segunda posição foi conquistada por Gillian Lopes, da Universidade Jean Piaget, e foi premiado com 108 mil escudos, correspondendo a 75% de propinas pagas, durante um ano lectivo.

Na terceira posição ficou o filme “Arte Num Ponto”, realizado por Julécio Vicente, Patrícia Correia e Nicoay Santos, que vão receber 72 mil escudos, correspondendo a 50% de propinas.

O presidente da ACACV fez saber que no mesmo acto de entrega de prémios, a acontecer na cidade da Praia, vão ser distinguidos os realizadores e produtores Yuri Ceunick, Natasha Craveiro e Samira Vera-Cruz, pelos feitos a nível internacional em diferentes festivais.

Para Júlio Silvão, o reconhecimento desta geração pode influenciar os estudantes universitários que participaram do concurso a produzirem mais e melhores filmes e estimular outros estudantes a criarem filmes e ganharem feitos na área do cinema.

Os prémios são financiados pelo Instituto Camões, o Instituto do Desporto e da Juventude, e por algumas empresas.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.