Tarifas de electricidade da Electra e AEB aumentam de preços

2/01/2024 11:47 - Modificado em 2/01/2024 11:52

As tarifas de electricidade da Electra e AEB para o consumidor final aumentam de preços no 1º de janeiro, de acordo com a nova actualização da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME).

A ARME justifica o aumento como forma de salvaguardar o equilíbrio económico-financeiro dos operadores e garantir a sustentabilidade dos serviços públicos de fornecimento de energia elétrica.

De acordo com a nova tabela, as tarifas de electricidade para a Electra S.A sofrem um aumento no Factor de Ajuste dos Custos com Combustíveis (FACC) no valor de 2,12 escudos /kWh facturado, em todos os escalões, enquanto para AEB, as novas tarifas sofrem um aumento de 3,57 escudos por kWh.

No caso da Electra S.A, cita a nota da ARME, para esse exercício de actualização, levou-se em conta um ajuste de 0,02 ECV/kWh facturado na tarifa de referência do exercício anterior, devido à alteração dos preços dos combustíveis entre a última referência (Julho de 2023) e a nova referência (Janeiro de 2024).

Sublinhou ainda uma compensação de 1,46 escudos /kWh, resultado dos valores acumulados devido às alterações ocorridas entre Julho e Dezembro de 2023.

A retirada definitiva da compensação de – 0,34 ECV/kWh devido às alterações nos preços de combustíveis ocorridas no exercício anterior, entre Janeiro e Julho de 2022; e, finalmente, a compensação dos 0,34 ECV/kWh não actualizado à tarifa da Electra no exercício anterior.

As tarifas de eletricidade para a Electra sofrem, assim, um aumento do FACC no valor de 2,12 ECV/kWh faturado, em todos os escalões.

Relativamente à AEB, para esse exercício de actualização, “levou-se em conta”, sobretudo, a “um ajuste de 0,06 escudos /kWh facturado na tarifa de referência do exercício anterior, devido à alteração dos preços dos combustíveis entre a última referência (Julho de 2023) e a nova referência (Janeiro de 2024).

As novas tarifas, ora fixadas, foram calculadas para um período de seis meses e entram em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2024.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.