CAN’2024 em andebol: Selecção de Cabo Verde retoma treinos em Portugal para Egipto

2/01/2024 11:42 - Modificado em 2/01/2024 11:42

A selecção cabo-verdiana de andebol masculina, vice-campeã da África, retoma, esta quarta-feira, 03, o estágio em Rio Maior (Portugal) para a sua participação na 26ª edição do CAN’2024, que se realiza de 17 a 27 do corrente no Egipto.

Os trabalhos de preparação do combinado cabo-verdiano, iniciados a 26 de Dezembro, foram interrompidos na sua segunda fase, na passagem do ano, pelo que prosseguem com os 20 pré-convocados para que a equipa técnica liderada pelo português Jorge Rito seleccione os 17 definitivos para o Egipto.

O seleccionador nacional da modalidade, que destacou o empenho, a dedicação e a entrega dos atletas na primeira fase, culminada com dois jogos-treinos com a selecção portuguesa, que considera ser das seis melhores equipas do mundo, disse que os trabalhos decorrerem “muito bem” e que serviram para o conjunto crioulo melhorar a sua prestação.

Do programa federativo para o estágio que arranca quarta-feira, 03, constam para os próximos dias dois jogos-treino, sendo uma com a selecção de Angola na próxima quinta-feira e no sábado, 06, com uma equipa de Portugal, estando já programado, na última semana, um jogo treino com “Os Belenenses”, desta feita em Lisboa.

Cabo Verde, na qualidade de vice-campeã da África, vai ao Egipto com a missão de “tentar fazer o melhor” ou pelo menos ficar nos três primeiros lugares, que dão acesso a qualificação para Jogos Olímpicos de Paris’2024.

De acordo com a calendarização, a selecção crioula estreia-se a 17 de Janeiro no Grupo A, ante o Ruanda, para dois dias depois, 19, defrontar a sua congénere com a Zâmbia, estando o terceiro e último jogo da fase do Grupo frente à RD Congo, marcado para 21 de Janeiro.

À luz do regulamento da Confederação Africana de Andebol, CAH, os dois melhores de cada grupo avançam para a próxima fase.

Constituição dos Grupos

A: Cabo Verde, RD Congo, Zâmbia e Ruanda;

B: Egipto (campeã da África em título), Guiné Conacri, Camarões e Congo;

C: Marrocos, Argélia, Gabão e Líbia;

D: Tunísia, Angola, Nigéria e Quénia.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.