Governo vai investir em 596 mil contos para proteção social – Ministro da Família

23/12/2023 15:58 - Modificado em 23/12/2023 15:58

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social garantiu hoje, na Praia, que o Governo vai disponibilizar 596 mil contos à Proteção Social 80 por cento (%) dos quais vai para o Rendimento Social de Inclusão.

Fernando Elísio Freire avançou esta informação à imprensa, durante a participação na atividade de Natal dedicada às crianças dos Centros do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) da cidade da Praia. Acrescentou que o remanescente será utilizado nas políticas de proteção à família e de proteção às crianças, destacando que “são valores relevantes para fazermos essas políticas”.

O ministro anunciou, para o próximo ano, a criação de mais Centros de Dia para a cidade da Praia, Mindelo, Ilha do Sal e Boa Vista.

“Iremos ter o Centro de Emergência Infantil em Santo Antão e em Santiago Norte, para além de todo o reforço das políticas de proteção às crianças, teremos também em execução o plano nacional de ação e prevenção contra a violência sexual contra crianças e adolescentes”, disse o ministro.

Fernando Elísio Freire considerou que estas medidas, embora sejam “desafiantes e importantes”, não “chegam” se não houver empenho, dedicação e, sobretudo, amor e cuidado para com as crianças, sublinhou.

Elísio Freire adiantou ainda que o Plano de Cargos Carreira e Salário (PCCS) do ICCA já se encontra aprovado e referente ao Estatuto do ICCA, segundo a mesma fonte, está em processo de aprovação bem como a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Para que possamos conformar a instituição daquilo que é a nova dinâmica económica e social do País para que no próximo ano continuemos a fazer mais e fazer melhor. Sabemos que temos ainda um longo caminho a fazer e vamos trabalhar todos os dias para conseguir”, concluiu.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.