Jorge Tavares e José Pedro Lopes são vencedores do prémio musical Luís Rendall

23/12/2023 15:54 - Modificado em 23/12/2023 15:54

Os compositores Jorge Tavares e José Lopes receberam hoje, na cidade da Praia, o prémio musical Luís Rendall, enquanto vencedores do concurso que contou com a participação de seis concorrentes neste concurso organizado pela Soca.

Segundo o presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (Soca), Daniel Spínola, este concurso visava incentivar a produção de obras inéditas de autores cabo-verdianos nos domínios da música para incentivar a criação artística, valorização e preservação da identificação cultural cabo-verdiana.

Neste concurso, de acordo com este responsável da Soca, concorreram seis músicos e a selecção foi feita na base do imediatismo, originalidade, música nova que não tinha nenhuma gravação feita antes e músicas tradicionais cabo-verdianas.

Segundo Daniel Spínola, a partir de agora esses vencedores vão masterizar as suas músicas para sair num CD, e para os outros quatro concorrentes, disse que vai resgatar duas músicas de cada um deles para a edição de mais dois CD.

O valor de todos os prémios tanto para o prémio musical Luís Rendall e prémio direito do autor no domínio da escrita é no valor de mil contos, sendo que oitenta contos é destinado aos dois vencedores.

“Os restantes quatro concorrentes vão receber 20 contos cada um, num total de 120 contos por ter disponibilizado dois temas para fazer mais um CD” e os 800 contos que restam são para trabalhar esses discos, frisou Daniel Spínola.

Em relação ao prémio direito do autor no domínio da escrita, avançou que os prémios foram distribuídos a quatro autores, Osvaldo Osório, Natalina Graça, Hermenegildo Carvalho e Roosevelt.

Para além desses quatro, afirmou que haverá mais 12 autores contemplados pelo registo das obras em 2020 e 2021, que vão receber este prémio.

Jorge Tavares, que recebeu hoje este prémio, considerou que tudo isto é um grande esforço do trabalho que tem feito ao longo desses anos.

O sentimento, conforme expressou o músico, é de “muita felicidade” e espera ser reconhecido ainda mais pelo seu trabalho.

Para o outro vencedor, José Lopes, este prémio significa uma ajuda e agradeceu à Soca por ter realizado este concurso pela primeira vez no País.

Acrescentou que este concurso abriu mais uma porta para o futuro para que novos concursos sejam realizados, afirmando que o mesmo é a forma de valorizar os músicos e sobretudo na valorização da cultura cabo-verdiana.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.