Vazamento de resíduos de água oleosa na Onave: IMP garante estar tudo sob controlo

15/12/2023 14:19 - Modificado em 15/12/2023 14:24

O Instituto Marítimo e Portuário, IMP, informou hoje, que uma operação de desmantelamento do navio “HAE JEONG 3”, atracado no cais da Onave, acabou por provocar vazamento ao mar de uma pequena quantidade de resíduos de água oleosa. Uma situação, que garantiu a autoridade marítima, está sob controlo.

Responsável pela segurança marítima nacional, o IMP, esclareceu que o produto é proveniente de um tanque do navio que tinha um resto de água oleosa no seu fundo, terá derramado na sequência de trabalhos de corte de que o navio está sendo sujeito. 

Na sequência do incidente, de imediato, a empresa DESINDAVA, responsável pelo desmantelamento tomou todas as medidas de segurança, estando neste momento a situação sob controlo, tendo sido colocadas barreiras de contenção e acionado o plano de limpeza da área afetada.

O Capitão dos Portos de Barlavento está a acompanhar de perto a situação desde a primeira hora para garantir que todos os procedimentos exigidos sejam cumpridos e para evitar o alastramento do produto.

Como é habitual em situações do género, medidas serão tomadas pela Autoridade Marítima no sentido de se apurar os factos e responsabilizar quem de direito.

O navio “HAE JEONG 3”, atracado no cais da ONAVE, está na fase final de desmantelamento para sucata.

EC/NN

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.