S. Vicente: Peça “Peles” promete “energia e a luz mágica da arte dramática” no palco do CCM em estreia este domingo

10/12/2023 17:10 - Modificado em 10/12/2023 17:11

Vinte e um (21) atores oriundos das comunidades piscatórias do Mindelo, Calhau e São Pedro, apresentam pela primeira vez a peça “Peles, no palco do Centro Cultural do Mindelo, São Vicente, este domingo, 10 dezembro . A obra, parte do projeto “Amdjer d’txeu luta”, também promove uma reflexão profunda sobre as complexidades das relações afetivas e a violência baseada no género.

A professora Patrícia Silva expressou o seu entusiasmo pela estreia da peça “Pele”. Ela destacou a significância do momento, afirmando: “Hoje vamos estrear o nosso espetáculo ‘Peles’. Depois de 2 meses de formação em iniciação teatral, os nossos alunos pisaram, na sua maioria pela primeira vez, o sagrado palco do Auditório do Centro Cultural do Mindelo.”

A professora da Escola de Teatro Xpressá enfatizou a importância do palco como um local de “mágia” teatral, onde a “energia e a luz mágica da arte dramática” se unem. A mesma expressou orgulho pelos alunos, provenientes das comunidades piscatórias, que se dedicaram intensamente ao teatro nos últimos meses.

“A Escola de Teatro está muito orgulhosa dos seus alunos e das suas alunas. Um grupo composto por pessoas oriundas das comunidades piscatórias do Mindelo, Calhau e São Pedro e que durante estes meses entregaram-se de corpo e alma ao teatro”, sublinhou.

A peça “Peles” permitiu aos participantes explorar e refletir sobre situações de violência nas relações afetivas, abordando a temática de forma sensível e sem julgamentos. A professora Patrícia Silva ressaltou o caráter transformador da experiência, expressando a sua esperança de que seja o início de algo positivo para todos os envolvidos.

“Que seja o início de algo realmente muito bom e sobretudo, transformador para todos os envolvidos. Até aqui o processo já foi maravilhoso. Já valeu a pena este encontro de almas tão feliz e esperado”, disse.

A peça, que não é apenas uma experiência teatral, serve também como um veículo de reflexão sobre a violência baseada no género. Os atores e atrizes, ao transvestirem-se, experimentarão e refletirão sobre as complexidades dessas situações, sem receios ou tabus, conforme esta responsável.

O espetáculo, do projeto “Amdjer d’txeu luta”, está programado para as 19h deste domingo, 10, no Centro Cultural do Mindelo.

O projeto, iniciado em junho, pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades ligadas à pesca artesanal na costa de São Vicente, promovendo uma cadeia de pesca mais inclusiva e sustentável que favoreça o acesso aos direitos das mulheres e dos jovens.

Com uma duração prevista de 21 meses, “Amdjer d’txeu luta” visa melhorar a situação socioeconómica da população local de maneira duradoura.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.