Santo Antão: Ponta do Sol acolhe final do VII Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez

4/12/2023 13:59 - Modificado em 4/12/2023 14:03

A cidade da Ponta do Sol acolhe, a partir de hoje até ao próximo domingo, 10, a final do sétimo Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA 2023) de Xadrez com a participação de dez atletas, sendo dois da diáspora.

Em declarações à impressa, o presidente Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), Francisco Carapinha, garantiu que o CNIA 2023 será o campeonato “mais forte” de todos dos tempos porque, segundo o mesmo, há “qualidade” em termos competitivos.

“A expectativa é enorme porque iremos ter no encerramento a visita do presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Arkady Dvorkovich, que visita oficialmente, primeira vez, um país de língua portuguesa o que é uma honra para nós. Será, certamente, o momento de jubilo para todos os jogadores e desportista não só do xadrez, mas de todas as modalidades nacionais”, explicou.

Por sua vez, o mestre Mariano Ortega que participa no CNIA 2023 pontuou que, este ano, a federação reuniu um numero muito forte de atletas e, como vai ter a olimpíada de xadrez na Hungria, disse entender que o nível de competitividades vai ser máximo.

Já o atleta da casa, Kelim Santos disse que almeja ter bons resultados e acredita que há algo para ele na competição.

“É a primeira vez que participo num nacional, estou muito satisfeito”, salientou.

Esta final do CNIA 2023, é uma organizada pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.