2022 foi um ano marcante para a Fundação Maio Biodiversidade – relatório

13/04/2023 16:52 - Modificado em 13/04/2023 16:52

A Fundação Maio Biodiversidade (FMB) faz balanço do ano de 2022 em seu Relatório Anual, destacando que foi um ano marcante para a organização e a preservação da biodiversidade na ilha do Maio, em Cabo Verde. O relatório aponta importantes conquistas, desafios e o compromisso contínuo da FMB em promover a sustentabilidade e a proteção do habitat e da biodiversidade da região.

Segundo o Relatório Anual da FMB, a que o Notícias do Norte teve acesso, a FMB sublinhou “importantes conquistas” em 2022. Uma das principais foi a constituição da Assembleia Geral da FMB, com a participação de dezenas de sócios, que elegeram por maioria os 14 membros dos novos órgãos sociais, sendo 11 cabo-verdianos.

Para a fundação, isso é um “marco importante” para a continuidade da organização, que trabalha pela preservação do habitat e da biodiversidade da ilha do Maio, além de promover iniciativas de desenvolvimento sustentável para as comunidades locais.

O relatório também destaca a internacionalização dos Guardiões do Mar, uma iniciativa voltada para os pescadores que nasceu em 2016 na ilha do Maio e agora está sendo replicada em outras ilhas de Cabo Verde, nomeadamente em São Vicente, Sal, Boa Vista, Santiago, Fogo e Brava, e em São Tomé e Príncipe.

A iniciativa busca proteger a biodiversidade marinha, incentivar práticas de pesca sustentável e melhorar as condições de vida dos pescadores.

Apesar das conquistas, o Relatório Anual da FMB também aponta desafios e a necessidade de continuar a lutar pela proteção do habitat e da biodiversidade da ilha do Maio.

“A FMB de hoje é o resultado do esforço e contributo de todos que ao longo dos anos da história da FMB deram o que tinham para que o sonho se tornasse realidade. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos confiantes de que juntos podemos continuar a preservar a biodiversidade e contribuir para um futuro mais sustentável para as comunidades locais”, refere a nota.

Outro destaque do relatório foi a conquista do Prémio Marsh Christian Trust pelo programa Marinho e de Pesca Sustentável, que reconhece as notáveis contribuições de pessoas que estão empenhadas em causas sociais, culturais e ambientais.

A premiação foi um importante reconhecimento para a FMB e reforça o compromisso da organização em promover práticas sustentáveis para a preservação da biodiversidade na ilha do Maio e em outras regiões.

AC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.