Ministro do Mar reafirma compromisso na compra de dois novos barcos para reforçar transporte marítimo entre ilhas

28/11/2023 17:14 - Modificado em 28/11/2023 17:15

O Ministro do Mar de Cabo Verde, Abraão Vicente, reafirmou esta terça-feira, 28, na cidade da Praia, ilha de Santiago, que o país irá adquirir dois novos barcos, e não quatro como anteriormente anunciado, para fortalecer a frota de transportes marítimos entre as ilhas. O governante não avançou datas, optou por destacar a complexidade do negócio, enfatizando a necessidade de garantir a qualidade das embarcações que serão construídas por um estaleiro grego.

Abraão Vicente esclareceu, em declarações à imprensa, que a decisão de não adquirir barcos em segunda mão é uma medida estratégica para garantir a modernização e eficiência da frota. O Ministro do Mar destacou a insatisfação com o estado atual das embarcações, citando a Praia D’Aguada como um exemplo que, apesar de cumprir seu serviço, está desatualizada.

“Não estamos satisfeitos com o nível dos barcos existentes neste momento. A Praia D’Aguada já está fora de moda, apesar de continuar a fazer o seu serviço. O navio Dona Tututa é um barco que serve neste momento, mas precisamos dar um upgrade”, afirmou o ministro.

O governante enfatizou que o processo de compra envolve a construção de pelo menos dois barcos, como anunciado pelo primeiro-ministro. Abraão Vicente revelou que uma missão grega da Delta Ferry apresentou uma proposta para a construção das duas embarcações, e que o governo está em processo de negociação para fechar o acordo.

“Nós não podemos simplesmente assinar um acordo de mais de 20 milhões sem que a outra parte nos dê garantia de transferirmos o dinheiro e recebermos o barco”, ressaltou o ministro que pediu mais compreensão dos cabo-verdianos.

Vicente assegurou que o governo possui um orçamento de cerca de 22 milhões de euros para a aquisição dos dois barcos, destacando a importância de investir em embarcações de qualidade para as águas do arquipélago.

Em outro anúncio, o Ministro do Mar informou que o cais de cabotagem do Porto da Praia passará por uma reabilitação nos pavimentos e vigas de coroamento dos molhes de atracação, num investimento de 103 mil contos financiado pela Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor – Portos de Cabo Verde).

A obra, com prazo de execução de oito meses, tem como objetivo melhorar as condições de tráfego de passageiros, fortalecendo a infraestrutura portuária essencial para o desenvolvimento do setor.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.