Música: Lizandro Cuxi recebe o prémio de melhor artista da África Lusófona no Trace Awards 2023

22/10/2023 22:54 - Modificado em 22/10/2023 22:54

Na noite de sábado, 21 de outubro, em Kigali, Ruanda, o talentoso artista cabo-verdiano Lizandro Cuxi conquistou o cobiçado título de Melhor Artista da África Lusófona no Trace Awards 2023. O evento também contou com três outros artistas cabo-verdianos nomeados em diferentes categorias.

Na categoria de Melhor Artista da África Lusófona, Lizandro Cuxi competiu com Plutónio (Moçambique), a notável Soraia Ramos, indicada em três categorias, Gerilson Insrael (Angola) e Pérola (Angola).

Os grandes vencedores desta primeira edição foram Rema, premiado com as categorias de Canção do Ano por “Calm Down” e Melhor Artista Africano Global, e Davido (Nigéria), que também levou para casa dois prêmios, Melhor Artista Masculino e Melhor Colaboração com “Unavailable”.

Soraia Ramos, representando Cabo Verde, também estava na corrida pelo prémio de Canção do Ano com “BKBN”, ao lado de notáveis artistas como Libianca (Camarões), Soolking (França), Emma’a (Gabão), Camidoh (Gana), Burna Boy (Nigéria), Ayra Starr (Nigéria), Ed Sheeran (Reino Unido), K.O (África do Sul), Kizz Daniel (Nigéria) e Innoss’B (RDC), com a vitória final pertencendo a Rema com “Calm Down” (Nigéria).

Além disso, Soraia Ramos, com residência em Portugal, foi indicada para o título de Melhor Artista Feminino, ao lado de Ayra Starr (Nigéria), Josey (Costa do Marfim), Nadia Mukami (Quénia), Tiwa Savage (Nigéria) e a vencedora Viviane Chidid (Senegal).

De Cabo Verde, o DJ Danni Gato também recebeu uma nomeação na categoria de Melhor DJ, competindo com DJ BDK (Costa do Marfim), DJ Illans (França), DJ Spinall (Nigéria), Tio Waffles (Suazilândia) e o vencedor Michael Brun (Haiti).

Esta primeira edição do Trace Awards 2023 contou com um total de 22 categorias e mais de 150 artistas indicados. O nigeriano Burna Boy foi agraciado com o prémio de Álbum do Ano por “Love Damini”.

O Trace Awards, uma nova premiação promovida pela Trace, uma plataforma global de televisão e multimídia, tem como objetivo honrar músicos africanos e figuras de influência afro da África e das diásporas africanas.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.