Federação Internacional de Andebol exclui Cabo Verde do Torneio Challenge Trophy masculino

9/10/2023 16:58 - Modificado em 9/10/2023 16:58

Cabo Verde foi excluído pela IHF, Federação Internacional de Andebol, do torneio challenge trophy da Zona II, sub 17 e sub 19 masculinos.A IHF justifica a decisão pelo facto de o país já se encontrar num nível elevado de andebol, a ponto de já ter participado em dois mundiais sénior masculino.

Com esta exclusão, Cabo Verde já não vai receber o torneio que estava previsto para março de 2024. Esta decisão da IHF apanhou de surpresa o presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, Tony Teixeira.

“O challenge trophy da Zona II, sub-17 e sub-19, foi atribuído oficialmente pela IHF e pela Confederação Africana de Andebol a Cabo Verde. Iria ser a sede e nós já começamos os preparativos. Entretanto, recebemos estranhamente e com espanto um email da IHF a dizer que Cabo Verde por ter ido ao mundial por duas vezes já não reúne as condições para participar no torneio challenge trophy. Quer dizer, depois da atribuição da organização lembraram agora que afinal Cabo Verde já esteve no mundial e por critério que eles têm é que Cabo Verde não pode participar”, explicou. 

Tony Teixeira não fica convencido com os argumentos da IHF em como Cabo Verde já participou em dois Mundiais, pelo que não justifica mais estar a integrar os torneios Challenge Trophy.

A Federação Cabo-verdiana de Andebol aguarda agora pela resposta da IHF ao protesto que já formulou. Tony Teixeira vai fazendo conta aos transtornos, lembrando que a Federação já tinha as mãos na massa, preparando a logística para receber o torneio que acontece dentro de cinco meses.

A Federação Internacional de Andebol já não vê necessidade de Cabo Verde estar a participar nos torneios Challenge Trophy sub-17 e sub-19 masculinos. Por isso retirou a Cabo Verde a organização do IHF Trophy da Zona II, previsto para março de 2024.

A entidade que gere o andebol mundial argumenta que Cabo Verde já alcançou um patamar elevado na modalidade, em masculinos, com a participação em dois Campeonatos do mundo. Argumentos que não convencem a Federação, conforme já ficou aqui expresso pelo seu presidente Tony Teixeira.

C/RTC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.