Ativista mergulha na vida noturna de Mindelo para trazer uma experiência diferente aos visitantes da ilha

8/10/2023 18:43 - Modificado em 8/10/2023 18:43

O projeto “Mindel By Night”, concebido pelo experiente guia de turismo Alveno Soares, é uma das 10 experiências turísticas a serem exploradas e recriadas em São Vicente. Este inovador percurso noturno pela cidade do Mindelo, conforme o jovem em entrevista ao Notícias do Norte, promete uma imersão autêntica na rica cultura e vibrante vida noturna da ilha.

A ilha, em especial a cidade do Mindelo, ganha vida ao cair da noite, transformando-se em um cenário de animação e cultura. Bares e cafés exalam música ao vivo, criando uma atmosfera vibrante e acolhedora.

Desde os acordes da música tradicional cabo-verdiana até os ritmos mais contemporâneos, a diversidade musical é uma das marcas registradas dessa experiência noturna.

É neste âmbito que o jovem Alveno Soares partilha a sua jornada na criação do projeto, destacando a paixão que o impulsionou.

 “Sou guia de turismo há quase 10 anos. Isso fez com que eu criasse um projeto de turismo noturno porque acho que a noite de Mindelo é interessante, tem essência, carisma, cores, vibração, música, tem arte e cultura de Mindelo”, contou.

O circuito leva os visitantes a uma exploração de cerca de 3 horas pelos bares mais dinâmicos de São Vicente, iniciando na icónica escultura de Cesária Évora na Praça Dom Luís.

“Nada melhor do que começar um tour com a cara de Cesária Évora, ícone da música e da cultura cabo-verdiana”, destacou Soares, enquanto os visitantes têm a oportunidade de desfrutarem de uma degustação de pastel de milho e um ponche em copos souvenir de cerâmica.

O projeto oferece flexibilidade, adaptando-se aos gostos e dinâmicas do grupo. Embora se concentre principalmente no centro de Mindelo, também pode explorar bares periféricos, garantindo uma experiência diversificada e enriquecedora.

Soares sublinha a prioridade da segurança e organização do percurso que leva as pessoas a descobrirem a noite de Mindelo de uma forma organizada, segura, atenta e dinâmica.

O entusiasmo de Soares é evidente quando fala sobre o potencial de crescimento do turismo em Mindelo. “Mindelo vai ter um “boom” ligado ao turismo que vai ter uma dinâmica diferente na ilha. Vender a noite de Mindelo é algo muito interessante e importante para quem pretende visitar a ilha”, disse.

Com a inclusão do projeto entre as 10 experiências turísticas selecionadas pelo Banco Mundial, Soares acredita que os jovens têm um papel fundamental na inovação do turismo local, sublinhando a “capacidade de criar ou recriar coisas”.

“Acho que o turismo tem que ser visto como uma cadeia integrada, onde todos nós conseguimos participar e ganhar. Nós é que temos que acrescentar valor e acho que este projeto é um exemplo disso”, destacou.

AC – Estagiária

  1. Edna Neves Tomar

    Excelente iniciativa Alveno Soares! De facto, a Noite de Mindelo (Mindelo by Night) tem cores, sons e sabores diferentes (pese embora alguns aspetos/fenómenos menos positivos que, de há um tempo a esta parte, se vai registando).

    Creio que circuitos turísticos noturnos devidamente estruturados e seguros, como parece ser o caso, se poderá oferecer a quem visita Mindelo experiências/vivências turísticas diferenciadoras. Como tu, Alveno, acredito que a ilha irá registar um “boom”, ou seja, um crescimento acentuado da atividade turística, que terá uma dinâmica diferente da oferta das restantes ilhas. Só espero que a governança da ilha e do país esteja atenta e tome as devidas providências no sentido de se acautelar as implicações que esse crescimento implicará. Porque, é sabido que o turismo acarreta impactos socioculturais negativos, que devem ser devidamente e preventivamente minimizados.

    Bem hajam ideias e iniciativas inovadoras e integradoras!

    Edna Neves Tomar

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.