São Vicente: Entrega de kits a lavadores do Mindelo finda primeira fase do projecto ‘Car Wash’

6/04/2023 17:46 - Modificado em 6/04/2023 17:46

A entrega de kits hoje, no Mindelo, a 17 lavadores de carro conclui a primeira fase do projecto do Governo ‘Car Wash’, mas que ainda poderá ter uma segunda edição, segundo o presidente do IEFP.

O presidente do conselho directivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Paulo Santos, admitiu ter sido um projecto “muito bom” para os lavadores e para o próprio instituto, que conseguiu contemplar 130 lavadores de carros em dez concelhos com um orçamento a rondar os 6.000 contos.

Os beneficiados, segundo a mesma fonte, tiveram primeiramente formação em educação financeira e gestão financeira e depois receberam um conjunto de equipamentos para valorizar a profissão num kit com lava-jato, jardineira, botas e outros.

“Entendemos que não interferimos nas actividades que as pessoas fazem, mas sim as ajudamos a crescer, independentemente da actividade profissional e temos que valorizar as profissões”, considerou Paulo Santos, para quem um profissional lavador de carro pode ter um “bom rendimento”.

E desta forma, asseverou, o IEFP tem procurado dar ferramentas neste e noutros ramos, com foco na economia formal, que trazem à formalidade para “melhor organização e crescimento”.

No ‘Car Wash’ também foram envolvidas as câmaras municipais, que, conforme a mesma fonte, podem intervir criando condições para espaços de trabalho adequados, com “mais higiene e segurança”.

“Cada jovem que estamos a ajudar, estamos a resolver um grande problema da nação”, advogou Paulo Santos, adiantando que os beneficiários do projecto estão a ter seguimento para se ver os resultados.

Agora com a entrega dos equipamentos a 17 lavadores de São Vicente termina a primeira fase do projecto, mas o responsável do IEFP garantiu que estão a ter “muitas solicitações” dos outros concelhos não contemplados e por isso pensam fazer a segunda edição.

O beneficiário Ari da Luz, que falou em nome dos colegas, disse que com o investimento pretendem ser visto agora de forma “mais digna” e com aquisição do kit contam fazer um “trabalho mais eficaz, mais seguro e com oportunidade de ganhar mais dinheiro em menos tempo”.

Ari da Luz assegurou que pretendem correr atrás do trabalho e beneficiando desse projecto que conseguiram de forma gratuita.

“Por isso, sem dúvida, temos de saber aproveitar o máximo dele”, considerou.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.