Conhecidas as 10 startups que vão representar Cabo Verde na Web Summit Lisboa

4/10/2023 14:53 - Modificado em 4/10/2023 14:53

 Health 360, Hidro Energy, The Best of CV, Ocean Vision, LESS, Nha Kretxeu, NosERP, YA, OutSorcing, Come In CV, são as 10 ‘startups’ seleccionadas para representar Cabo Verde na Web Summit Lisboa deste ano.

Num comunicado, a que a Inforpress teve acesso, a Cabo Verde Digital avançou que essas 10 soluções digitais inovadoras, lideradas por jovens cabo-verdianos, para a 10ª edição do programa GoGlobal, terá como palco a maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo do mundo, a Web Summit Lisboa, a ter lugar de 13 a 16 de Novembro.

Segundo a mesma fonte, de 11 de Agosto a 17 de Setembro, decorreu o período de inscrição em que concorreram 21 startups de base tecnológica, que depois foram submetidas a uma avaliação com base nos critérios de alinhamento estratégico, grau de inovação, potencial de escala e preparo para receber investimento.

Fintech (01), Ambiente e Energias (01), Educação (02), Saúde e Desporto (03), Turismo e Experiências (06) e Serviços (08), foram as áreas de impacto das candidaturas em avaliação, provenientes de quatro ilhas, nomeadamente, as ilhas de Santiago (13), São Vicente (06), Santo Antão (01) e Boa Vista (01).

O documento avançou que foi uma “avaliação rigorosa” ao dossier de cada uma dessas candidaturas, feita pelo corpo de jurados composto pela Cabo Verde Digital, o Tech Park e a Pró Empresa.

Nesta edição do GoGlobal, a Cabo Verde Digital conseguiu viabilizar a participação de uma startup cabo-verdiana na categoria Alpha da Web Summit, neste caso o LESS.

Alpha é uma categoria que permite à startup contemplada juntar-se a uma comunidade global de startups seleccionadas pela equipa do Web Summit, além de garantir a possibilidade de participar em reuniões com investidores, inscrever-se para ‘pitch’, masterclasses, mentor hours e, ainda, ter acesso aos três bilhetes.

O GoGlobal é um programa do Governo, operacionalizado pela Pró-Empresa, através da Cabo Verde Digital, em parceria com diversas entidades do ecossistema tecnológico nacional, que tem por objectivo consolidar e institucionalizar a participação do País nos maiores eventos da tecnologia.

A cada edição, o GoGlobal alimenta a missão de impulsionar a exposição de projectos e startups tecnológicas nacionais no mercado global, oferecendo aos jovens inovadores cabo-verdianos a oportunidade única de networking e interacção com líderes empresariais e investidores de classe mundial, bem como empreendedores de outros países, abrindo portas a possíveis parcerias.

Em 2022, na sua 14ª edição, a Web Summit Lisboa, de 01 a 04 de Novembro, contou com mais de 71 mil participantes, 2.630 ‘startups’ e empresas, 1.120 investidores e 1.040 oradores, vindos de 160 países.

O evento tecnológico, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, em 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.

Entretanto, em Maio deste ano foi realizado o primeiro evento regional da marca Web Summit no Rio de Janeiro, no Brasil, que reuniu mais de 20.000 participantes, 500 investidores e cerca de 750 ‘startups’, e tendo como um dos oradores, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva

Este ano será a quarta vez que Cabo Verde vai estar com um ‘stand’ a representar o País na Web Summit em Lisboa.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.