São Vicente: Marinha do Brasil reforça cooperação em Cabo Verde durante a Operação GUINEX-III

20/09/2023 09:55 - Modificado em 20/09/2023 09:55

A Marinha do Brasil estará presente em Cabo Verde, mais precisamente em Mindelo, a partir do dia 23 de setembro, para exercícios e treinamentos conjuntos com a Guarda Costeira local.

A Fragata partiu da Base Naval do Rio de Janeiro em 6 de agosto, dando início à Operação GUINEX-III, que tem como objetivo promover a interoperabilidade com as marinhas e Guardas Costeiras de países do Golfo da Guiné.

As atividades incluirão exercícios tanto no mar quanto no porto, representando o Brasil no Atlântico Sul, conforme informação avançada, em nota de imprensa, pelo Chefe da Missão de Assessoria Naval do Brasil em Cabo Verde.

O documento refere que a região do Golfo da Guiné possui uma significativa importância histórica para o Brasil, evidenciada pela forte ligação com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul.

O ponto culminante da passagem do Grupo-Tarefa será em Cabo Verde, onde serão realizados exercícios e treinamentos conjuntos com a Guarda Costeira local. Estes abrangem áreas como Primeiros-Socorros, Controle de Avarias, Comunicações, Controle e Armazenagem de Material e Abordagens a Embarcações em Suspeito Delito.

Além disso, estão previstos eventos protocolares, como a imposição da Ordem do Mérito Naval ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, Contra-Almirante António Duarte Monteiro. 

A Marinha do Brasil também realizará a doação de mais de 5 mil itens de fardamento à Guarda Costeira de Cabo Verde, assim como equipamentos e acessórios de comunicação que serão instalados no Joint Rescue Center Coordination (JRCC), no Navio-Patrulha Guardião e no Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR).

Durante a missão, que se estenderá até 14 de outubro, o Brasil consolida laços de cooperação com nações como Benin, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal e Togo.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.