Karaté: Nacional da modalidade vai ser disputado na ilha da Boa Vista em Setembro

31/08/2023 15:35 - Modificado em 31/08/2023 15:35

O Campeonato de Cabo Verde de Karaté realiza-se de 05 a 11 de Setembro no pavilhão de Seixal na Boa Vista, envolvendo 40 karatecas nas disciplinas de katá e kumité/equipa das oito regiões desportivas e 15/20 árbitros.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Karaté, entidade organizadora da prova, desta feita referente à temporada 2022/2023, adiantou à Inforpress que o nacional da modalidade, seniores masculino e feminino, vai contar com os karatecas das regiões desportivas de Santiago Norte, Santiago Sul, Fogo, Santo Antão Norte, Santo Antão Sul, Boa Vista, São Vicente e Sal.

Em relação aos escalões de formação, recordou que o nacional nas categorias cadetes e juniores foi realizado no ano transacto, e que este ano se privilegiou o sénior como contenção das despesas.

João Carvalho disse que, apesar das limitações financeiras, neste momento as condições logísticas já estão praticamente montadas para que a modalidade seja, pela primeira vez, disputada ao mais alto nível na Boa Vista.

Disse que isto simboliza uma forma encontrada pela organização para pleitear o “grande mestre Luís Fortes” e António Brazão, duas figuras que o presidente federativo classifica como “os melhores karatecas cabo-verdianos de todos os tempos”.

“Os dois homenageados fizeram muito e tiveram um papel crucial para a implantação e o desenvolvimento, bem como para a credibilidade da modalidade a nível nacional”, explicou o líder federativo, ressaltando que Luís Fortes nunca perdeu um combate ao longo da sua carreira, enquanto José António Brazão, para além da sua notoriedade, trouxe o karaté para Cabo Verde.

A Federação Cabo-verdiana de Karaté (FC) pretende, de igual modo, “homenagear todo o esforço” que a ilha tem feito em prol da modalidade, sobretudo através do presidente da Associação Regional.

Para além da competição, a FCK vai aproveitar a ocasião para a realização de acções de formações a nível de arbitragem, envolvendo elementos da federação e associação que vão ser orientadas por dois “experts”, sendo um senegalês e um português.

A prova, ainda de acordo com a fonte, vai ser realizada, paralelamente à assembleia-geral ordinária da FCK.

Inforpess

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.