INE quer maior engajamento dos empresários na realização do VI Recenseamento Empresarial

9/08/2023 12:37 - Modificado em 9/08/2023 12:37

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reuniu-se hoje com os empresários com o intuito de sensibilizá-los sobre a importância de colaborarem com VI Recenseamento Empresarial (VIRE) para produção de dados estatísticos de qualidade e quantidade.

O apelo foi lançado pelo vice-presidente do INE, Francisco Rocha, que falava aos jornalistas, esta manhã, à margem do encontro, tendo avançado que a mesma constitui uma oportunidade para partilhar a metodologia a ser utilizada por esta operação estatística e a estratégia de comunicação.

Avançou que nos últimos anos o INE tem tido muitas dificuldades a nível da recolha de dados estatísticos no terreno, e neste sentido solicitaram à Câmara de Comércio de Sotavento a associar-se a esta iniciativa para convencer e mostrar aos empresários que é muito importante colaborarem com o Instituto Nacional de Estatísticas no fornecimento de dados.

“Produzimos metodologias robustas e com qualidade, mas sem a colaboração das nossas fontes, neste caso, das empresas, dificilmente vamos produzir estatísticas”, sublinhou o vice-presidente do INE que quer um maior engajamento dos empresários no fornecimento de dados.

Explicou que o VI Recenseamento Empresarial (VIRE) tem por finalidade a recolha de dados para alimentar a produção das contas nacionais, ou seja, a elaboração do Produto Interno Bruto (PIB), produzir estatísticas de empresas de modo a conhecer o tecido empresarial nacional e actualizar a base de dados com informações de todas as empresas existentes no País.

O recenseamento vai permitir também ao País dar respostas a nível das agendas internacionais nomeadamente a agenda 2030 das Nações Unidas e dar seguimento da agenda 2063 da União Africana.

Perante o contexto difícil a nível mundial, realçou que também é preciso sensibilizar as famílias cabo-verdianos sobre a importância da produção estatística uma vez que os governantes necessitam de dados de qualidade para formularem as melhores políticas e tomarem as melhores decisões.

Por outro lado, assegurou que o INE tem estado a trabalhar no desenvolvimento de uma plataforma única de recolha dos dados online de modo a reduzir significativamente o custo com a produção estatística no País.

Por seu turno, o vice-presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Alexandre Nuno Pires, manifestou total engajamento e vontade de colaborar com os técnicos do INE de modo a fornecer todas as informações necessárias e pertinentes para a elaboração de dados fiáveis.

Entretanto avançou que de momento não dispõe de informações ou dados sobre a pouca colaboração das empresas no recenseamento, mas sublinhou que, para realização desta operação estatística, os empresários devem estar bem informados sobre a utilidade e pertinência da iniciativa.

“Nós, enquanto representantes da classe empresarial, queremos que o Governo tenha dados fiáveis de modo a que as políticas que vierem a ser implementadas tenham os melhores resultados”, apontou.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.