Detida mulher que estaria a preparar plano para assassinar Zelensky

7/08/2023 17:28 - Modificado em 7/08/2023 17:28
foto-Getty Images

A alegada informadora estaria a trabalhar com as forças russas.

Os serviços secretos ucranianos (SBU) detiveram uma mulher que, alegam as autoridades, estaria a “preparar um ataque aéreo russo na região de Mykolaiv durante a visita do presidente ucraniano”, que decorreu no final de julho.

À CNN Internacional, o SBU especificou que a alegada informadora estaria a “reunir informações sobre a visita” na véspera da viagem de Volodymyr Zelensky à região, nomeadamente a rota da comitiva do presidente.

Num comunicado, é dito que a alegada informadora “tentou estabelecer o tempo e a lista de localizações da rota aproximada do chefe de Estado”, e os agentes do SBU ter-se-ão apercebido das “atividades subversivas da suspeita”.

Esta não será a primeira tentativa de assassinato contra Volodymyr Zelensky, cuja segurança, desde o início da guerra, tem sido um dos focos dos serviços secretos ucranianos. Logo em fevereiro de 2022, foi avançado que cerca de 400 mercenários do grupo Wagner teriam tentado entrar em Kyiv com ordens específicas para matar o líder do país.

O SBU acrescentou que a mulher ficou encarregue de identificar a localização de sistemas eletrónicos militares e armazéns com munições para as forças armadas.

A identidade da suspeita não foi revelada, com a CNN Internacional a avançar apenas que a mulher é natural de Ochakov, uma localidade no sul da Ucrânia, tendo trabalhado numa loja com utensílios militares na região.

Além da alegada tentativa de assassinato, o SBU atribuiu-lhe ainda crimes de espionagem, por ter supostamente viajado pelo território e filmado localizados de objetos militares ucranianos.

Noticias ao Minuto

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.