Artur Fortes (São Vicente) sagra-se campeão nacional nos 1500 metros

6/08/2023 14:11 - Modificado em 6/08/2023 14:11

O atleta Artur Fortes Silva, de São Vicente, sagrou-se hoje campeão de Cabo Verde de atletismo nos 1500 metros durante o Nacional de Atletismo realizado no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe.

O atleta de 27 anos, conforme avança a Inforpress, bateu dominou a competição desde o inicio da partida, não obstante a forte resistência do internacional Cândido Fortes, da Ilha do Sal, que acabou por pagar cara a perseguição, já que perdeu o segundo posto a escassos centímetros da meta.

É que na sua tentativa de assaltar o comando, Cândido Fortes, não obstante a sua larga experiência, claudicou-se na recta final, tendo sido ultrapassado à chegada à meta pelos santiaguenses Queltom Lomba e Ivan Fortes, segundo e terceiro classificados, respectivamente.

Emocionado pelo título alcançado, Artur Fortes enalteceu a qualidade dos concorrentes e a pressão de disputar o nacional com grandes atletas, entre os quais o veterano Cândido Fortes, mas disse que veio a Cidade da Praia confiante na sua capacidade, assegurando que trabalhou e muito com os seus treinadores nas provas regionais para que o objectivo fosse, deveras concretizado.

Consumada esta vitória, Artur Fortes afiançou que vai continuar focado na melhoria das suas marcas e trabalhar, cada vez mais e focado, para que a ambição de se internacionalizar a serviço da selecção de Cabo Verde seja uma realidade.

– A atleta santantonense Liliane Medina, 19 anos, sagrou-se hoje campeã de Cabo Verde de atletismo nos 1500 metros femininos, ao bater com uma vantagem confortável toda a concorrência na prova disputada no Estádio Nacional.

Numa prova totalmente dominada pelos atletas de Santo Antão, equipa conduzida pelo antigo internacional cabo-verdiano Eliseu Fortes, Liliane Medina partilhou o pódio com as conterrâneas Marina Delgado (vice-campeã) e Letícia Neves, num universo de 11 atletas.

À Inforpress, a nova campeã regional séniores dos 1500 femininos disse que veio preparada para este triunfo, alegando que no ano transacto já tinha conquistado o estatuto de campeã nacional sub-18 e que estava apostada em dar continuidade ao seu objectivo de assumir o comando na categoria sénior.

Liliane Medina disse que a forma como dominou a prova do início ao fim espelha o resultado de muito trabalho idealizado pelo seu treinador, mas afirmou que a concorrência esteve forte, a dar luta, mas que entrou focada para triunfar, já que, atestou, o seu grande objectivo passa por representar Cabo Verde nas provas internacionais.

O nacional da modalidade prossegue durante tarde para continuar no domingo.

De acordo com a organização, o Nacional do Atletismo vai ser disputado nas disciplinas dos 100, 200, 400, 800, 1500, 3000 e 5000 metros, estafetas 4×100 metros mista e salto em comprimento.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.