Desfile reciclado do Cruzeiros do Norte com o dobro de figurantes comparado ao ano anterior

4/08/2023 21:15 - Modificado em 4/08/2023 21:15


O Desfile Reciclado organizado pela Associação Desportiva Recreativa e Cultural Cruzeiros do Norte (ADRCCN) em São Vicente, pretende superar s expectativas este ano, com a participação do dobro de participantes em comparação ao evento anterior. A informação foi avançada pelo presidente da associação Jailson “Juff” Andrade em entrevista ao Notícias do Norte.

Contam, até agora, com 200 figurantes distribuídos por 7 alas, para um desfile que promete ser um espetáculo marcante, reforçando o compromisso da comunidade em valorizar o mar e promover a economia azul na ilha e no país.

Está terceira edição do desfile no âmbito do Projeto “Economia Azul: Sustentável Tá Sustentá 2023”. O evento está marcado para o dia 5 de agosto, na Praia de Laginha, em São Vicente, Cabo Verde.

A organização reafirma a importância do desfile para conscientizar a população sobre a necessidade de valorizar o mar, que é a base de sustento de muitas famílias.

“Juff” ressaltou a origem do tema “economia azul” como uma forma de mostrar às pessoas o que o mar tem a oferecer e como é fundamental cuidar do ambiente marinho.

“O objetivo principal deste desfile é passar uma mensagem, que mostra a necessidade de valorizar o nosso mar, que é sustento de muitas famílias. Por isso, precisamos cuidar do nosso mar, daí a origem do tema economia azul. Também é mostrar às pessoas o que o mar tem a oferecer”, disse Juff.

A iniciativa do desfile reciclado envolveu campanhas de limpeza em várias praias de São Vicente, incluindo as praias de Norte de Baia e “Jon D’ ebra, onde foi recolhida uma quantidade significativa de lixo.

E os materiais foram utilizados na confeção dos trajes que serão apresentados durante o evento.

Entretanto, o presidente da associação, também destacou os desafios enfrentados para a realização do desfile deste ano, e garante que o grupo tem se esforçado para inovar a cada ano, mas a falta de patrocínios dificultou a implementação de todas as ideias planejadas.

Apesar das dificuldades logísticas, “Juff” mostra-se optimista num bom desfile.

“No ano passado, participaram cerca de 120 pessoas. Este ano, são 200 figurantes distribuídos por 7 alas. Espero que este 3º desfile seja um sucesso, melhor do que no ano passado, apesar de termos passado por algumas dificuldades em termos logísticos, mas achamos que vamos conseguir ultrapassá-las para que seja um bom espetáculo para São Vicente”, afirmou Juff.

Ainiciativa também tem um impacto social positivo, proporcionando uma oportunidade para que crianças de áreas carentes participem do desfile e se envolvam com o carnaval.

“Somos de uma zona carenciada e temos que fazer um esforço para sair. Muitas crianças não conseguem desfilar no carnaval oficial e esta é, também uma oportunidade que serve também de inclusão”, acrescentou.

Com a concentração dos foliões prevista para as 14h00 e a abertura com Mandingas às 16h00, o desfile reciclado promete ser um evento marcante e cheio de significado para São Vicente, reforçando a importância da sustentabilidade e preservação dos recursos marinhos.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.