INE: Mais de 55 mil indivíduos realizaram trabalho de produção para o próprio consumo em 2022

3/08/2023 17:09 - Modificado em 3/08/2023 17:09

As estatísticas de outras formas de trabalho divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelaram que 55.271 indivíduos de 15 ou mais anos de idade realizaram, em 2022, trabalho de produção para o próprio consumo.

Conforme explicou o INE, as outras formas de trabalho (o trabalho não remunerado) são actividades laborais realizadas por indivíduos sem receberem em troca um salário ou compensações financeiras, sendo que esse tipo de trabalho abrangeu diversas esferas da vida, desde o âmbito doméstico até o voluntariado.

Esses dados fazem parte do Inquérito Multi-objetivo Contínuo (IMC) realizado em 2022, cuja recolha decorreu no quarto trimestre de 2022 (Outubro-Dezembro) junto de uma amostra de 9.918 agregados familiares, seleccionada de forma aleatória e independente dentro de cada concelho.

As caraterísticas observadas no módulo “outras formas de trabalho” referem-se à situação dos indivíduos do agregado familiar na semana anterior à visita do agente inquiridor ao seu domicílio, denominada “período de referência”.

Sendo assim, avançou que em 2022, 55.271 indivíduos de 15 anos ou mais de idade realizaram trabalho de produção para o próprio consumo, em Cabo Verde, o que corresponde a uma taxa de realização de 15,0 por cento (%).

“A taxa de realização de produção para o próprio consumo foi maior entre as mulheres, em comparação com os homens (15,2% contra 14,9%, respectivamente). Por meio de residência, verificou-se que o meio rural (35,3%) apresentou a maior percentagem de indivíduos que realizaram trabalho de produção para o próprio consumo”, realçou.

Ainda, de acordo com os dados, o tempo dedicado nas actividades de cultivo e fabricação de calçados, roupas, móveis, cerâmicas, alimentos ou outros produtos, foi mais despendido por homens, enquanto que nas actividades de produção de carvão e de construção ou reparação foi mais despendido por mulheres.

Em termos de trabalho voluntário realizado pela população de 15 anos ou mais, na semana de referência, totalizou 10.659 indivíduos, o que corresponde a uma taxa de realização de 2,9%, sendo que por sexo este trabalho foi ligeiramente maior entre os homens, em comparação com as mulheres (3,0% contra 2,9% respectivamente).

Por meio de residência, verificou-se que o meio urbano (3,2%) apresentou uma maior percentagem de indivíduos que realizaram trabalho voluntário e o tempo médio dedicado ao trabalho voluntário foi de 5,9 horas por semana.

Por sexo, o tempo médio dedicado entre as mulheres foi superior em relação aos homens (6,1 horas contra 5,7 horas, respectivamente).

Por outro lado, de acordo com o INE, relativamente ao trabalho de cuidados de pessoas (no agregado e/ou noutro agregado) realizado pela população de 15 anos ou mais, na semana de referência, totalizou 157.270 indivíduos, o que corresponde a uma taxa de realização de 44,6%.

“A taxa de realização de cuidados de pessoas se diferenciou conforme o sexo. Enquanto 55,4% das mulheres afirmaram realizar trabalho de cuidados, entre os homens essa taxa foi de 32,4%, informou a mesma fonte que acrescentou que analisando as horas médias trabalhadas nos cuidados de pessoas, verificou-se que as mulheres gastavam, em média, mais horas (14,2 horas) do que os homens (9,1 horas).

No âmbito desta análise, as principais formas de trabalho não remunerado incluem o trabalho para o próprio consumo, o trabalho voluntário, o trabalho de cuidados a pessoas, e o trabalho de afazeres domésticos.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.