22 projetos selecionados para incentivar o Cinema e o Audiovisual em Cabo Verde em 2023

2/08/2023 18:24 - Modificado em 2/08/2023 18:24
@ NN

O Núcleo Nacional de Cinema e Audiovisual (NuNaC) divulgou a lista de projetos selecionados no Edital NuNaC No1/2023. Com o objetivo de impulsionar o setor do cinema e do audiovisual no país, o edital recebeu 35 candidaturas, das quais 22 projetos foram escolhidos para receber um total de 5.100.000$00.

O NuNaC do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através de um comunicado, anunciou os resultados da seleção do Edital NuNaC No1/2023, destinado a apoiar projetos nas áreas do cinema e do audiovisual em Cabo Verde, conforme nota enviada à nossa redação.
O edital, lançado em 24 de abril, recebeu 35 candidaturas até o prazo final, em 24 de maio de 2023.

O principal objetivo do edital era “fomentar e impulsionar o desenvolvimento do setor cinematográfico e audiovisual no país”, bem como “promover a descentralização da execução dos projetos e garantir o acesso democrático aos recursos disponibilizados pelo Governo de Cabo Verde”.

A nota explica que as candidaturas foram avaliadas de acordo com critérios específicos, e duas categorias principais foram estabelecidas: Programa de Apoio aos Jovens Talentos e às Primeiras Obras e Programa de Apoio à Produção. Adicionalmente, foi incluído um Programa de Apoio à Internacionalização, embora nenhuma proposta tenha sido selecionada nessa área no presente edital.

Do total de 35 projetos submetidos, apenas 22 foram selecionados para receberem o apoio financeiro e logístico do NuNaC. Dessas seleções, 13 projetos se enquadram no Programa de Apoio aos Jovens Talentos e às Primeiras Obras, enquanto 21 projetos são abrangidos pelo Programa de Apoio à Produção.

As tipologias dos projetos são diversas, contemplando as áreas de Longa Metragem, Curta Metragem, Filme Documentário, Filme de Animação, Série Televisiva e Publireportagem.
Para o núcleo, todos os projetos submetidos são relevantes e que o foco em projetos coletivos e individuais têm o potencial de trazer retornos positivos e impacto significativo nas comunidades onde serão implementados, beneficiando a sociedade cabo-verdiana como um todo.

A soma total destinada aos 22 projetos selecionados alcança o montante de 5.100.000$00 de escudos cabo-verdianos, valor que, segundo o ministério, representa um “investimento significativo” no desenvolvimento do cinema e do audiovisual em Cabo Verde.

“O NuNaC tem por missão apoiar o desenvolvimento das atividades cinematográficas e audiovisuais, desde a criação até à divulgação e circulação nacional e internacional das obras, potenciando o surgimento de novos valores, contribuindo para a diversidade de oferta cultural e para os setores cinematográfico e audiovisual em conformidade com a sua missão”, finaliza o documento.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.