Santiago Sul e São Vicente são as regiões do país mais privilegiadas nos espaços noticiosos da rádio e da televisão – ARC

7/07/2023 11:35 - Modificado em 7/07/2023 11:35
Mihajilo Maricic / iStock


O relatório anual divulgado pela Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC) revela que as regiões de Santiago Sul e São Vicente recebem uma cobertura desproporcionalmente maior nos meios de comunicação, tanto na rádio quanto na televisão, em comparação com outras regiões do país.

O relatório destaca a falta de diversidade geográfica na cobertura noticiosa e também a necessidade de uma maior representação das outras ilhas.

A rádio pública, o vice-presidente da entidade reguladora, Alfredo Pereira, ressaltou que esse é um problema recorrente e que já havia sido alertado anteriormente.

“Nós já temos vindo a chamar atenção em relação a isso, maior diversidade geográfica. Santiago Sul continua sendo a zona mais noticiada em Cabo Verde, seguida de São Vicente, Sal e Fogo. Sal e Fogo sobretudo nas rádios”, avançou este responsável que adiantou ainda que em relação a Santo Antão, Brava, Maio e São Nicolau estes “praticamente desaparecem no panorama das notícias”.

O relatório também aponta para a predominância dos mesmos atores nas notícias, como ministros, o Presidente da República, o Primeiro-Ministro e, ocasionalmente, os presidentes das câmaras.

O documento sugere uma maior diversificação, dando voz a outros atores políticos, como vereadores, secretários de Estado e outras personalidades que fazem parte da vida política do país, conforme este responsável. A

Além disso, o relatório critica a temática excessivamente política abordada nos meios de comunicação e propõe uma maior atenção à cultura e à saúde.

Em nome do pluralismo político, a autoridade reguladora para a comunicação social também defende uma presença mais frequente dos partidos sem assento parlamentar na rádio e na televisão.

NN/RCV

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.