Marcha LGBT: Presidente da Associação congratula-se com “participação massiva” pela primeira vez

1/07/2023 21:26 - Modificado em 1/07/2023 21:26

A presidente da Associação LGBT-Praia congratulou-se hoje com a “participação massiva”, pela primeira vez, na marcha do Orgulho LGBTQIA+ que aconteceu hoje, sob o lema “Juntos pela Igualdade em Direitos, Respeito e Liberdade”.

Em declarações à Inforpress, para o balanço do evento, que encerrou hoje a Semana do Orgulho LGBTQIA+, Sandra Tavares manifestou gratidão pela adesão de cerca de uma centena de pessoas, número que, disse, não estava à espera.

Segundo explicou, isto foi possível graças às instituições parceiras que ajudaram na divulgação, e que também marcaram presença, como a Verdefam, ICIEG, CCS-Sida, as Embaixadas dos EUA e de Espanha, da União Europeia, Nações Unidas, e outras.

“Para nós foi uma grande vitória, porque é a primeira vez que temos uma participação massiva na marcha, conseguimos atingir o nosso objectivo porque tivemos actividades semana durante inteira, e, sinceramente, não estava à espera disso. Por isso, o meu sentimento hoje é de muita gratidão”, disse.

Lembrou que a marcha tinha como propósito simbolizar o mês do orgulho LGBT, para que a população em geral possa conhecer a luta que a comunidade LGBT tem feito para conseguir o respeito de todos perante o tratamento ainda discriminatório.

“Porque pensamos que esta causa deveria ser abraçada por todas as instituições, ONG e Governo, para em conjunto conseguirmos muito mais”, defendeu, ao mesmo tempo que se congratulou também com o público que foi entrando na marcha ao longo do percurso fazendo aumentar a adesão à causa.

Por seu lado, a presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Marisa Carvalho, realçou que a instituição que dirige tem estado sempre a apoiar a comunidade LGBT em Cabo Verde, afirmando que o país está a implementar pela primeira vez um plano nacional da igualdade de género, com actividades concretas para esta comunidade, com apoio de outras instituições.

A responsável diz que o mês do orgulho LGBT é bom para dar visibilidade a este assunto.

“Por isso nós temos também um projecto já em andamento, financiado pela cooperação espanhola, que é específico para trabalhar a comunidade no sentido de, por um lado, empoderá-la, dá-la ferramentas para que possa ter realmente a sua vez e voz”, adiantou.

O embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde, Jeff Daigle, que também esteve presente na marcha, salientou que uma das prioridades da representação diplomática é apoiar a comunidade LGBTI em todo o mundo, daí a sua participação para apoiar.

“Cabo Verde é um modelo em toda a África para a inclusão da LGTB na sociedade, e o Governo já tomou outras medidas também de protecção e de inclusão de LGBTI na sociedade. É uma honra para mim estar aqui para apoiar o Governo de Cabo Verde nesta causa LGBTI”, reforçou.

Adilson da Graça, mais conhecido por Trinity, que pertence à comunidade LGBTQIA+ de São Nicolau veio a Cidade da Praia exclusivamente para participar da marcha, a convite da Associação LGBT-Praia porque diz que em São Nicolau não há eventos do tipo, e também para conhecer mais pessoas do grupo, partilhar a experiência, tendo em conta que nem todas as pessoas LGBT têm mesma história para contar.

Na sua ilha diz que há ainda muito preconceito, discriminação e são poucos os que apoiam, por isso vê na marcha uma oportunidade de fazer com que as pessoas abram as mentes e consciencializem de que é preciso respeitar todos, apesar das diferenças, até porque, lembrou, todos têm os mesmos direitos.

ET/JMV
Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.