NOSiAkademia com taxa de empregabilidade acima dos 80% mas quer alcançar os 100% – PCA

28/06/2023 17:26 - Modificado em 28/06/2023 17:38

 O presidente do conselho de administração (PCA) do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), Carlos Pina, avançou hoje na Praia que a taxa de empregabilidade do NOSiAkademia é de 80%, contudo a meta é alcançar os 100%.

Carlos Pina falava à imprensa no âmbito da visita efectuada às instalações do NOSiAkademia pela embaixadora do Luxemburgo em Cabo Verde, Martine Schommer, que está no arquipélago com o objectivo de fortalecer os laços de cooperação entre os países.

“Para além dos resultados que temos até agora, uma taxa de empregabilidade acima dos 80% queremos chegar aos 100%, mas mais do que isso queremos alargar o universo dos beneficiários porque NOSi tem uma responsabilidade na transição digital do país e a transição digital do país não pode deixar ninguém para trás”, precisou o PCA.

A pretensão, segundo o mesmo, é aproveitar jovens formados nas áreas de sociologia, psicologia, de direito, ou seja, reconverter estas competências e integrá-los no mercado digital nacional ou internacional.

“São áreas que aparentemente não têm absolutamente nada a ver com o digital, mas aproveitando a automação e a inteligência artificial podemos reconverter ou reciclar competências destes jovens e colocá-los no mercado digital nacional ou internacional, e isto precisamos de parceiros estratégicos como Luxemburgo e do Governo, pois essa estratégia pressupõe recursos e investimento”, salientou Carlos Pina.

Daí que, destacou a “extrema importância” da visita da embaixadora do Luxemburgo, país que financia o programa NosiAKademia, para além do Governo de Cabo Verde.

Neste momento, o Nosi conta cerca de 90 estagiários que estão já na reta final, mas, ressaltou o PCA um novo concurso que já foi lançado e vai terminar no final do mês de Junho e receberão pelo menos mais uma centena de estagiários.

Por seu lado, a embaixadora do Luxemburgo em Cabo Verde, Martine Schommer, destacou o papel “importante” do NOSi na formação dos jovens, tendo o felicitado por todo o trabalho que tem vindo a desenvolver com esta classe auxiliando-os no alcance de melhores conhecimentos digitais em todos os sectores de actividade.

O objectivo, para além de se inteirar de todo o trabalho que está sendo feito na base de operações, segundo a embaixadora, é ver como o Luxemburgo pode no futuro apoiar os diferentes actores nos sectores digitais em geral.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.