África do Sul. Mineiros ilegais do Lesoto mortos em mina abandonada

23/06/2023 23:36 - Modificado em 23/06/2023 23:36


As autoridades sul-africanas indicaram que foram notificadas pelo Lesoto da morte de mais de 30 pessoas numa mina abandonada no estado de Free State, na fronteira com o país, encravado em território sul-africano, acrescentando que se trata de lesotianos.

O Ministério dos Minerais e da Energia sul-africano disse, em comunicado na sua conta do Twitter, que “recebeu um relatório sobre a morte de 31 presumíveis mineiros ilegais, que se acredita serem cidadãos do Lesoto, na mina Virginia em Welcom, Free State”.

De acordo com as informações fornecidas pelo Lesoto, o incidente terá ocorrido em 18 de Maio na mina, “que esteve operacional pela última vez nos anos 1990”, sublinhando que as autoridades “estão a fazer o seu melhor” para esclarecer o que aconteceu.

“Em colaboração com os antigos proprietários da mina, a Harmony, inspetores do ministério avaliaram a situação e determinaram que os níveis de metano no poço de ventilação são muito elevados. É demasiado arriscado enviar uma equipa de busca, mas estamos a considerar várias opções para resolver a situação o mais rapidamente possível”, afirmou.

Por último, afirmou que, “embora esta seja uma situação única e bizarra, todos os intervenientes irão trabalhar para garantir que os mineiros ilegais, alegadamente mortos, sejam trazidos à superfície”.

A África do Sul tem muitas minas para a exploração dos seus vastos recursos naturais e os acidentes mineiros são relativamente comuns. Além disso, algumas pessoas entram irregularmente em algumas minas, incluindo minas abandonadas, para tentar ganhar a vida.

Noticias ao Minuto

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.