Terminal de Cruzeiros do Mindelo vai contar com novo cais

23/06/2023 23:15 - Modificado em 24/06/2023 08:17


Os trabalhos no Terminal de Cruzeiros do Mindelo, São Vicente, entraram numa nova fase. Após as operações de furação e rebentamento de rochas submersas e dragagem na baía do Porto Grande, arrancou esta semana a fase de cravação de estacas que serão utilizadas na construção do Land Bridge e do Jetty (novo cais), de acordo com informações avançadas pela ENAPOR, Autoridade Portuária Cabo-verdiana.

A empresa que gere os portos de Cabo Verde explicou que as estacas são cravadas até atingir uma profundidade de cinco metros no substrato rochoso, fazendo com que estas tenham comprimento total variando entre os 15 e os 23 metros. Ao todo serão cravadas 200 estacas, e este processo deverá demorar cerca de sete meses.

As obras da infraestrutura, avaliada em mais de 2,6 milhões de contos, foram lançadas em Janeiro do ano passado e a previsão inicial do prazo de execução é de 22 meses.

Na altura do lançamento, o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, sublinhou que a infraestrutura vai posicionar São Vicente como um destino turístico de referência em Cabo Verde, na região africana e no Atlântico Médio.

Os trabalhos vão envolver a reivindicação de uma área de terra, denominada “Ponte Terrestre”, com 2.700 metros quadrados (m2), e a dragagem de aproximadamente 124.000 metros cúbicos na bacia portuária e no canal de acesso.

AC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.