Bubista torna-se no primeiro seleccionador a apurar Cabo Verde para duas fases finais da CAN

18/06/2023 23:25 - Modificado em 18/06/2023 23:25
@ FCF

Pedro Leitão Brito, mais conhecido por Bubista, conseguiu hoje, 18 de junho, o feito de ser o primeiro seccionador nacional a apurar Cabo Verde para duas fases finais do campeonato Africano das Nações (CAN), em futebol.

Depois de ter apurado a seleção nacional para o CAN’2021, realizado nos Camarões, Bubista consegue a qualificação para Costa Marfim 2023, a ser disputado em Janeiro do próximo ano.

De lembrar que Bubista foi o capitão da selecção nacional que conquistou a Taça Amílcar Cabral em 2000, tendo assumido o comando técnico em Janeiro de 2020.

Em conferência de imprensa, após a vitória, por 3-1, sobre a Burkina Faso, o seleccionador nacional citado pela Inforpress disse que, antes de tudo, é sempre uma vitória da equipa e de Cabo Verde.

Já no seu terceiro CAN, já que Bubista esteve numa das edições como adjunto, o timoneiro crioulo enalteceu a evolução dos “Tubarões Azuis”, alegando que a qualificação foi merecida e que, não obstante, o público não ter correspondido às expectativas, os espectadores foram muito importantes para mais esta vitória e qualificação.

Lúcio Antunes, em 2013, na África do Sul, e Rui Aguas, em 2015, na Guiné Equatorial, foram os outros selecionadores que qualificaram Cabo Verde.

Bubista foi jogador da selecção nacional tendo sido, até 2005, o “mais internacional de sempre”, com 28 internacionalizações, tendo representado Cabo Verde por 11 anos consecutivos como capitão nacional.

“Depois de jogar pela selecção, treinou a selecção nacional de Sub-17 e Sub-20. Foi treinador adjunto dos Tubarões Azuis, estando na histórica qualificação e presença no CAN 2013 e ainda no último play-off de qualificação ao Mundial 2014”, lê-se no perfil de Bubista, no site da FCF.

Como treinador principal foi distinguido como melhor treinador em São Vicente, na gala do desporto regional, e melhor treinador de Cabo Verde, na gala nacional do desporto cabo-verdiano.

Além disso, foi campeão regional e nacional e treinou equipas como Académica do Mindelo, CS Mindelense, Sporting da Praia e Batuque de São Vicente, tendo sido ainda treinador adjunto do Progresso de Sambizanga, de Angola.

Enquanto jogador foi campeão juniores, regional em São Vicente, campeão da Taça São Vicente. Foi jogador profissional no Badajoz da Espanha e no ASA de Angola onde foi capitão e campeão angolano. É detentor de um troféu Inter Ilhas pela selecção de São Vicente.

Bubista substituiu o treinador português Rui Águas, que deixou o comando técnico da selecção em Dezembro de 2019.

A seleção cabo-verdiana está actualmente qualificada para a CAN2023 e encontra-se no primeiro lugar (com dez pontos) do seu grupo.

O CAN’2023 vai contar com a participação de 24 selecções africanas.

  1. Fernando Assis

    Como jogador do Derby foi o autor do tal autogolo que incendiou o estádio Adérito Sena frente ao Ribeira Bote em 1992.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.