Ministro do Mar pretente reforça parceria com o GEOMAR durante visita à Alemanha

13/06/2023 21:19 - Modificado em 13/06/2023 21:19


O Ministro do Mar de Cabo Verde, Abraão Vicente, realizará uma visita à Alemanha, de 15 a 18 de Junho, com o objetivo de fortalecer a parceria de quase 20 anos com o Instituto GEOMAR.

Durante a visita, está prevista a assinatura de uma carta de intenção entre o Ministério do Mar e o GEOMAR, além de uma exploração das áreas de pesquisa e infraestrutura do instituto.

Em nota enviada ao Notícias do Norte, o Ministerio do Mar lembrou que Cabo Verde tem desfrutado de uma colaboração frutífera com o Instituto GEOMAR, com sede na cidade de Kiel, na Alemanha, por quase duas décadas. Uma das principais conquistas dessa parceria é a criação do Centro Oceanográfico de Mindelo, inaugurado em 2017, que simboliza a estreita cooperação entre as duas instituições.

Com o objetivo de aprofundar ainda mais essa parceria de sucesso, o Ministro do Mar de Cabo Verde embarcará em uma visita à Alemanha, acompanhado pelo Presidente do IMAR, Albertino Martins, e pela coordenadora do Centro Oceanográfico, Ivanice Monteiro, no período de 15 a 18 de Junho.

Conforme o documento, durante essa visita, o Ministro do Mar terá a oportunidade de conhecer as diversas áreas de pesquisa do Instituto GEOMAR, incluindo infraestrutura, atividades tecnológicas e logísticas. Essa imersão proporcionará uma visão abrangente das capacidades e conhecimentos do instituto alemão no campo da oceanografia.

No dia 16 de Junho, um momento crucial da visita ocorrerá com a assinatura de uma carta de intenção entre o Ministério do Mar de Cabo Verde e o GEOMAR. Essa carta, sublinhou, visa estabelecer uma nova estrutura de governança e o desenvolvimento de um novo modelo operacional para o Ocean Science Centre of Mindelo (Centro Oceanográfico do Mindelo).

A assinatura será realizada pelo Ministro do Mar, Abraão Vicente, e pela Direção do GEOMAR, representada pela Prof. Katja Matthes e Frank Spiekermann.

A nova estrutura de gestão do Centro Oceanográfico do Mindelo, que será co-gerida pelo IMAR – Instituto do Mar de Cabo Verde e o Instituto GEOMAR, tem como objetivo garantir que o desenvolvimento do centro atenda não apenas às necessidades e perspectivas dos dois parceiros, mas também às diversas esferas de interesse relacionadas.

Vale ressaltar que, além das atividades relacionadas à parceria com o GEOMAR, no dia 16 de Junho, o Ministro do Mar integrará a comitiva cabo-verdiana liderada pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que estará na Alemanha para participar da Semana de Kiel.

Importa referir que Geomar opera em todo o mundo e bacias oceânicas, com foco na dinâmica climática, ecologia marinha e bio geoquímica, e dinâmica e circulação do leito oceânico.

AC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.