
A selecção feminina de futebol de Cabo Verde iniciou, esta segunda-feira, na cidade da Praia, os trabalhos de preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), com o objectivo de realizar uma campanha positiva e garantir a passagem à fase seguinte da competição.
O primeiro treino da equipa nacional realizou-se no Estádio da Várzea, dando início ao estágio que antecede a participação inédita das cabo-verdianas na principal competição africana de selecções, que arranca a 26 de Julho, em Marrocos.
Apesar de o grupo ainda não estar completo, as atletas presentes garantem que o ambiente na equipa é de união, confiança e determinação. A médio Evy Pereira, jogadora do Valadares Gaia, de Portugal, destacou a força colectiva do conjunto nacional e a vontade de representar Cabo Verde ao mais alto nível.
“O nosso grupo é unido, cheio de vontade e determinação. Sabemos que não será uma competição fácil, mas, com união e uma mentalidade vencedora, é possível fazermos algo muito bonito”, afirmou.
A internacional cabo-verdiana considerou ainda que a histórica qualificação da selecção masculina para o Campeonato do Mundo representa uma motivação adicional para o futebol nacional, embora sublinhe que o foco está totalmente centrado no desafio da equipa feminina.
“Esperamos receber o mesmo apoio que a selecção masculina teve. Todo o apoio é bem-vindo e pode dar-nos uma motivação extra para fazermos aquilo que temos de fazer”, referiu.
Entre as novidades da convocatória está Luana Moniz, médio do Estrela da Amadora, de Portugal, que vai representar Cabo Verde pela primeira vez. A atleta revelou orgulho pela chamada à selecção nacional e mostrou confiança numa boa prestação no CAN.
“É um orgulho que não cabe no peito representar Cabo Verde. Estou muito feliz por estar aqui e acredito que vamos fazer um bom campeonato e passar a fase de grupos”, declarou.
A seleccionadora nacional, Silveira “Nita” Nédio, explicou que a preparação será intensificada a partir de terça-feira, com a realização de dois treinos diários até à partida para Marrocos, prevista para o dia 19 de Julho.
Antes da estreia na competição, Cabo Verde terá ainda um teste de preparação diante da selecção marroquina, no dia 21 de Julho, numa partida que servirá para avaliar o estado da equipa antes do arranque oficial do torneio.
“Continuamos a trabalhar com motivação e determinação. Não vamos ao CAN apenas para participar, mas para fazer uma boa campanha e honrar Cabo Verde”, afirmou a técnica.
No CAN, Cabo Verde integra o Grupo D, juntamente com Gana, Mali e Camarões. A estreia da selecção nacional está marcada para 29 de Julho, frente ao Gana, em Casablanca. Seguem-se os encontros diante do Mali, a 2 de Agosto, e dos Camarões, a 6 de Agosto.
NN/Inforpress