Governo da XI Legislatura liderado por Francisco Carvalho com 17 ministros e 3 secretários de Estado

19/06/2026 21:39 - Modificado em 19/06/2026 21:39

Francisco Carvalho torna-se, assim, no sexto primeiro- ministro da República de Cabo Verde, depois de Pedro Pires (1975-1991), Carlos Veiga (1991-2000), Gualberto do Rosário (2000-2001) José Maria Neves (2001-2016) e Ulisses Correia e Silva (2016-2026).

Entre as principais novidades da nova estrutura governativa está a acumulação, por Francisco Carvalho, da pasta das Finanças. O novo Executivo integra ainda Clóvis Silva na Justiça, Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e Comunicação Social, Carlos Sena Teixeira na Administração Interna e Manuel Augusto Lima Amante da Rosa nos Negócios Estrangeiros, Comunidades e Defesa Nacional.

Carlos Tavares assume o Ministério das Infraestruturas, Habitação e Ordenamento do Território, enquanto João do Carmo Brito Soares fica responsável pelos Transportes e Mar. A pasta da Família, Inclusão, Desenvolvimento Social e Trabalho será dirigida por Adelsia Almeida.

Na área económica, António Baptista liderará o Ministério da Economia, Comércio, Indústria e Transição Digital. A Saúde ficará sob a tutela de Lúcio Fernandes e a Educação, Formação Profissional, Ensino Superior, Ciência e Inovação será dirigida por Arnaldo Brito.

Eveline Ramos foi nomeada ministra da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, enquanto António Duarte assumirá a Cultura, Indústrias Criativas, Juventude e Desporto. José Casemiro Pina ficará à frente da Reforma do Estado, Poder Local e Descentralização e Carlos Varela dirigirá o Ministério do Ambiente, Acção Climática e Energia.

O novo Ministério da Coordenação de Projectos Especiais e Acesso a Fundos será liderado por José Carlos Moniz Varela.

Ao nível das secretarias de Estado, Maria José Lopes foi nomeada secretária de Estado das Finanças, Artur Jorge da Veiga secretário de Estado da Saúde e José Manuel Lima secretário de Estado do Turismo.

Com a publicação dos decretos presidenciais e a entrada imediata em vigor dos mesmos, fica formalmente constituído o novo Governo saído das eleições legislativas de 17 de Maio, iniciando-se um novo ciclo político sob liderança de Francisco Carvalho.

O PAICV, liderado por Francisco Carvalho, mentor do projecto “Cabo Verde para Todos” foi o vencedor das legislativas de 17 de Maio, com maioria absoluta, ao conquistar 37 mandatos, contra 33 do Movimento para Democracia (MpD) e dois da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID). 

Nessas legislativas, o PAICV somou 90.547 votos e o MpD 84.332, a UCID 9.785. Os demais partidos concorrentes, PTS e PP, arrecadaram 3.274 e 526 votos, respectivamente.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2026: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.