
O bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Aniceto Santos, afirmou hoje que os enfermeiros têm conquistado cada vez mais reconhecimento por parte da população e do Sistema Nacional de Saúde, sublinhando igualmente os avanços alcançados desde a criação da Ordem, em 2019.
As declarações foram feitas à Inforpress, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado a 12 de Maio.
Segundo Aniceto Santos, os profissionais de enfermagem desempenham “um papel importante” no sistema de saúde cabo-verdiano, destacando que a classe representa um número significativo de profissionais capazes de responder às necessidades de prestação de cuidados de saúde em todo o país.
O bastonário explicou ainda que os enfermeiros estão distribuídos por diferentes níveis de cuidados, desde os cuidados primários até aos cuidados terciários, reforçando a importância da profissão no funcionamento do sistema nacional de saúde.
“Consideramos que é uma profissão muito importante no sistema nacional de saúde e a Ordem veio reforçar a relevância dos enfermeiros, o que significa que o país está bem servido com a criação da Ordem dos Enfermeiros”, afirmou.
De acordo com o responsável, a criação da Ordem permitiu à classe ganhar maior autonomia e integração no sistema de saúde. Entre os principais avanços alcançados desde 2019, destacou a aprovação do estatuto próprio da profissão, conjugado com a publicação do Plano de Cargos, Funções e Remunerações (PCFR), além do reconhecimento de novas especialidades na área da enfermagem.
Apesar dos progressos, Aniceto Santos reconheceu que persistem desafios, nomeadamente o facto de nem todos os profissionais estarem inscritos na Ordem, um procedimento considerado obrigatório. Nesse sentido, informou que têm sido promovidas acções de sensibilização para incentivar a adesão dos enfermeiros.
Actualmente, a Ordem dos Enfermeiros conta com cerca de 1.416 profissionais inscritos, dos quais aproximadamente mil estão no activo.
Relativamente às comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, o bastonário revelou que o programa central terá lugar na Ilha de São Vicente, com palestras e debates dedicados ao papel e à actuação dos enfermeiros no país.