Conselho de Segurança da ONU reúne na segunda-feira para discutir operação dos EUA contra Maduro

3/01/2026 23:53 - Modificado em 3/01/2026 23:53
© iStock

A reunião de emergência, prevista para as 10:00 (13:00 em Cabo Verde), foi solicitada pela Venezuela, pedido apoiado pela Colômbia.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) vai reunir-se na segunda-feira para discutir a operação norte-americana de captura do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Caracas, informou, este sábado, a presidência somali deste órgão.

A reunião de emergência, prevista para as 10:00 (15:00 em Lisboa), foi solicitada pela Venezuela, pedido apoiado pela Colômbia, que acaba de entrar no Conselho de Segurança, precisaram fontes diplomáticas citadas pela France-Presse.

O pedido para a reunião, endereçado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Yvan Gil, visa abordar aquilo que Caracas considera um ataque ilícito dos Estados Unidos à sua soberania.

O ministro afirmou que o pedido foi feito “em resposta à agressão criminosa perpetrada pelo governo dos Estados Unidos contra a nação venezuelana” e enfatizou o papel do Conselho de Segurança das Nações Unidas como “o órgão responsável por defender o direito internacional”.

Numa mensagem transmitida através da plataforma Telegram, citada por ‘media’ internacionais, o chefe da diplomacia venezuelana adotou um tom desafiador, afirmando: “Nenhum ataque cobarde prevalecerá contra a força deste povo, que sairá vitorioso”.

Com Lusa

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2026: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.