
Uma delegação da FIFA esteve esta semana em São Vicente para avaliar os danos provocados pela tempestade de 11 de agosto nas principais infraestruturas desportivas da ilha. A visita contou ainda com a presença de representantes da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e da Câmara Municipal de São Vicente.
A comitiva, composta por Silmara Sousa, coordenadora regional para África da FIFA, Salah Hosman e Nataniel Nascimento, foi recebida na Camara Municipal de São Vicente, em representação da autarquia, e pelo vice-presidente da FCF, Joel Barros.
Segundo Silmara Sousa, a situação do Estádio Adérito Sena, principal palco do futebol na ilha, exige uma avaliação técnica urgente. “É preciso um relatório especializado para determinar se o relvado pode ser reaproveitado ou se deve ser totalmente substituído. O que constatámos é que há muito trabalho pela frente, mas tudo dependerá da colaboração entre a FIFA, a Federação e a Câmara Municipal”, sublinhou.
A responsável lembrou que o relvado já ultrapassou os cinco anos de uso e que a sua renovação poderá rondar os 600 mil dólares. A Federação, por sua vez, pretende avançar com pequenas intervenções imediatas para permitir o arranque da época desportiva, prevista para outubro, mas admite que as obras de fundo serão necessárias para garantir condições adequadas.
Rodrigo Martins, vereador da área social da Câmara Municipal, sublinhou que o objetivo não é apenas recuperar os danos, mas também dotar a infraestrutura das condições necessárias para acolher competições internacionais:
“Há total abertura da FIFA em apoiar a requalificação, não só do ponto de vista desportivo, mas também social, através da Fundação FIFA. Queremos aproveitar esta oportunidade para dar a São Vicente um estádio à altura das ambições da sua comunidade desportiva”.
Durante a visita foi ainda abordada a possibilidade de construir pequenos campos de futebol (20×40) em várias comunidades do país. Estes espaços, que ficariam sob tutela das câmaras municipais, mas ao serviço das populações, têm como objetivo promover a prática desportiva nos bairros e contribuir para a inclusão social dos jovens.
Após a reunião realizada nos Paços do Concelho, a delegação visitou as instalações mais afetadas, nomeadamente o Estádio Adérito Sena, o Centro de Estágio e o campo da Bela Vista, entre outros. O objetivo foi recolher informação no terreno para um levantamento pormenorizado, que servirá de base ao plano de requalificação.
Além da recuperação urgente, foi ainda discutida a possibilidade de modernizar o Adérito Sena para, no futuro, receber jogos internacionais da Seleção Nacional em São Vicente — uma ambição antiga da população local e da região norte do país.
NN