São Vicente: Ambientalista pede aval do Governo para implementar projecto de preservação da Enseada de Coral na Laginha

20/05/2023 18:55 - Modificado em 20/05/2023 18:55

O ambientalista e professor universitário Guilherme Mascarenhas pediu hoje o aval do Governo para implementar o projecto de preservação da Enseada de Coral na Laginha, sublinhando a “urgência” da iniciativa devido ao “avançado estado de degradação” do local.

Em declarações à Inforpress, Guilherme Mascarenhas informou que “grande parte” dos corais da Enseada da Laginha está afectada pelos sedimentos, nutrientes ou algas, e que duas das 11 espécies ali existentes estão em risco de desaparecer.

Conforme o ambientalista, a degradação é “preocupante” porque “já há corais mortos”.

“Eu proponho que o Governo, através do Ministério do Mar, me dê um apoio formal. Uma carta a dizer formalmente que me autoriza a avançar com o projecto.  Eu procuro um engenheiro civil ou uma equipa para implementar o projecto, porque já tenho um esboço, tenho apoio do Presidente da República. E depois disso saio à procura do financiamento e quando tiver financiamento implementaremos o projecto”, propôs o ambientalista.

Para Guilherme Mascarenhas, o aval do Governo “é importante” porque se não houver essa parceria ninguém poderá apoiar o financiamento do projecto.

“Tinha feito alguma reivindicação em 2018 e, na Assembleia Nacional, disseram que era unânime que o local deveria ser protegido, mas já estamos em 2023 e já há uma degradação enorme. Como o ambiente não é uma prioridade, estou a pedir às autoridades que me deixem resolver o problema já que não têm disponibilidade”, pediu ainda o ambientalista.

A mesma fonte informou ainda que está a preparar segunda edição do livro “Espécies Marinhas da Enseada de Coral da Laginha” e que 90 por cento (%) das vendas é para ajudar o projecto.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.