Uni-Mindelo atribui título Honoris Causa a Pedro Pires no cinquentenário da independência de Cabo Verde

19/06/2025 18:50 - Modificado em 19/06/2025 19:04

A Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo) vai atribuir, no próximo dia 7 de Julho, o título de Doutor Honoris Causa ao ex-Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires. Esta será a sexta distinção do género concedida pela instituição.

A cerimónia coincide com a data em que se assinalam os 50 anos da proclamação da independência de Cabo Verde e do primeiro discurso proferido por Pedro Pires na cidade do Mindelo, enquanto chefe do Governo recém-formado.

Em declarações à Inforpress, o reitor da Uni-Mindelo, Albertino Graça, explicou que esta homenagem reconhece o percurso político e o contributo de Pedro Pires para a construção do Estado cabo-verdiano, destacando o seu papel como “personificação da resistência, da visão estratégica e do compromisso com a soberania e o progresso” do país.

“Ele é um homem que dedicou toda a sua vida à causa cabo-verdiana, consentiu muitos sacrifícios, fazendo-se presente na luta pela independência de Cabo Verde, nos seus vários momentos e espaços, na guerrilha, nas negociações decisivas para a transição do poder”, sublinhou o reitor.

Segundo a mesma fonte, o ex-chefe de Estado foi uma figura central nas negociações com o Governo colonial português, tendo desempenhado um papel determinante no processo que culminou com a independência, a 5 de Julho de 1975. “Foi um interveniente incontestável na construção do Estado de Cabo Verde”, acrescentou Albertino Graça.

A Uni-Mindelo considera que assinalar o cinquentenário da independência é também reconhecer o “valor excepcional” de um líder que “se ergueu contra o colonialismo português” e “escreveu o seu nome na história de Cabo Verde”. Para o reitor, trata-se de “uma história inapagável, provavelmente a mais inapagável da história recente de Cabo Verde”.

O título de Doutor Honoris Causa é tradicionalmente atribuído pela universidade a personalidades nacionais ou estrangeiras que se tenham distinguido nas áreas académica, científica, profissional, cultural, artística, cívica ou política, ou que tenham prestado serviços relevantes à universidade, ao país ou à humanidade.

Pedro Pires, natural da ilha do Fogo, nasceu a 29 de Abril de 1934 e conta actualmente com 91 anos. Foi o primeiro chefe de Governo após a independência (1975–1990), Presidente da República entre 2001 e 2011, e é, actualmente, presidente da Fundação Amílcar Cabral e do Instituto Pedro Pires para a Liderança.

A distinção junta-se a uma lista de cinco anteriores homenagens concedidas pela Uni-Mindelo: Adriano Moreira (2011), Onésimo Silveira (2012), António Mascarenhas Monteiro (2015), Dom Arlindo Furtado (2017) e Amílcar Cabral (2022, a título póstumo).

NN

  1. Ulisses

    O titota homenageia o Onésimo Silveira que escreveu um livro sobre as atrocidades do regime ditatorial que torturou e matou caboverdianos do norte. agora homenageia o ditador que cometeu essas atrocidades. uma vela para deus outra para o diabo. e assim funciona o judas

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2026: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.