1.º de maio assinalado com manifestação pacífica em São Vicente

30/04/2024 12:44 - Modificado em 30/04/2024 12:44

A decisão do protesto, contra o aumento do custo de vida, foi tomada em São Vicente, durante uma assembleia-geral, realizada no dia 18 de abril, que reuniu todos os dirigentes e delegados sindicais na ilha. A concentração vai ser na Praça Dom Luís, em Mindelo, às 9 horas.

Com quase meio século de independência, 49 anos, o País continua marcado pelos baixos salários e pensões, numa profunda desigualdade na distribuição da riqueza.

Por isso, mais que uma celebração histórica, este Dia Internacional do Trabalhador será mais uma “grande jornada de luta dos trabalhadores” em defesa das suas reivindicações, designadamente o aumento real dos salários, a valorização das carreiras e profissões, o fim da precariedade, o cumprimento da contratação colectiva, melhores condições de trabalho, e a perda do poder de compra que nos últimos três anos “acumulou-se em cerca de 15 por cento (%)”.

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente a 1 de maio em vários países do mundo. A efeméride simboliza a luta da classe operária para garantir os seus direitos e reivindicar melhorias nas condições de trabalho.

Em São Vicente, os sindicatos agendaram uma manifestação no Dia Internacional do Trabalhador (1º de maio), para reivindicarem questões relacionadas à data, como melhores salários, condições dignas de trabalho, equidade de gênero, entre outros temas. 

Após ter caído em esquecimento, a data foi resgatada no ano de 2023, e que, segundo o porta-voz dos sindicatos, produziu resultados, já que contou com a presença massiva dos sanvincentinos. “Mesmo de forma tímida, o governo deu respostas a algumas das reivindicações dos trabalhadores cabo-verdianos”, contudo, afirmam os sindicatos, que há razões de luta.

Reposição do poder de compra perdido pelos trabalhadores no ativo, reformados e pensionistas cabo-verdianos, redução do desemprego, fim à precariedade laboral reinante no país, materializado mediante contratos de prestação de serviços tanto no setor privado como no setor publico, pendências da segurança social (INPS), resolução dos problemas laborais, concessões e privatizações, transparência na administração pública.

Ademais, pedem mais celeridade da justiça, que “com morosidade, manobras e ações diligências no sistema judicial cabo-verdiano, vem prejudicando os trabalhadores e seus sindicatos”, bem como a criação de melhores condições das instâncias de trabalho. E pedem ainda a revisão do Código Laboral.

A data é comemorada em vários países do mundo, com manifestações, marchas, celebrações e comícios, para apresentar às autoridades e às entidades patronais quais as necessidades e os direitos dos trabalhadores.

Os sindicatos apelaram aos trabalhadores para participarem em massa na manifestação, tanto no Mindelo, como nas outras ilhas.

Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.