Sem decisão da FCF sobre caso “Nenass” Uni Mindelo encerra época desportiva em São Vicente  

29/04/2024 20:09 - Modificado em 29/04/2024 20:09

A Associação Desportiva da Universidade do Mindelo, encerrou, hoje, 29 de abril, a época desportiva em São Vicente devido à indefinição do título de campeão regional de futebol. O clube deveria disputar a Liguilha, com o penúltimo classificado do Soncent Superliga, no fim de semana passado, mas foi adiado, para aguardar uma decisão da da Federação Cabo-verdiana de Futebol em decidir o caso.

Contudo, face ao atraso da FCF em decidir o recurso interposto pelo Futebol Clube Derby, sobre a decisão da Associação Regional de Futebol de São Vicente, que o puniu com perda de pontos e consequente título de campeão de São Vicente, devido a irregularidades na inscrição do jogador “Nenas”, tomou a decisão.

O Futebol Clube Derby, recorde-se, foi punido com derrotas em todos os jogos que o jogador alinhou. Isso devido a utilização de um jogador, “Nenass”, Erickson Lima Spínola, que usou documentos falsificados na sua inscrição pelo Futebol Clube Derby.

O Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol de São Vicente decidiu punir o clube com a perda de vários pontos, dando razão ao protesto do Mindelense sobre irregularidades na inscrição de “Nenass”, de nome Erickson Lima Spinola (nome verdadeiro) nascido em 05-06-1990, foi inscrito com o nome de Erickson Spinola Lima, com data de nascimento de 05-06-1995 logo, defendeu que existem irregularidades na sua inscrição, já que foi com documentos falsos.

A equipa que deveria disputar a Liguilha, Play off de acesso à primeira divisão do futebol de São Vicente, com o penúltimo classificado do Soncent Superliga, com a demora nesta decisão que “tem implicações profundas na gestão desportiva” do clube, nomeadamente manter a equipa preparada e motivada para os embates, optou por dar por encerrado esta temporada.

Esta é a segunda época da equipa a competir, e tem a chance de subir de divisão, contudo, tal pode não acontecer devido ao atraso da FCF decidir sobre o recurso do FC Derby.

A associação lamenta esta decisão, ao mesmo tempo que mostra-se preocupada com o futuro do futebol da ilha. E que com excepção dos clubes directamente envolvidos no caso, a “Uni Mindelo”, afirma que são os únicos que continuam a treinar.

Logo consideram que os demais clubes, já deram a época por terminada. “Admitimos que a situação é complexa e compreendemos arrastamento do prazo para uma decisão por parte da Federação Cabo-verdiana de Futebol, mas o facto é que a Uni Mindelo, não tem qualquer responsabilidade no surgimento desta situação, e que, neste momento, é o único clube afectado”, atirou o presidente do Clube.

Nuno Lopes da Graça, afirma que a direcção do clube disponibilizou-se para encontrar uma solução negociada, já que parece ser o meio mais legítimo e legal e mais consensual de resolver o “imbróglio”..

Mas até ao momento, prosseguiu, após ponderar várias situações,entre os quais a motivação e financeira, e tendo em conta que não existe uma data para os jogos da Liguilha, informam que são “obrigados a encerrar a época desportiva”. 

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.