Faleceu Djô Borja o homem que levava o desporto e a cultura “muito a sério”

26/04/2024 14:10 - Modificado em 26/04/2024 14:10

Faleceu na noite desta quinta-feira, 25, o antigo professor de Educação Física e activista desportivo José António Borja Monteiro Barreto ou Djô Borja. Deixa um legado em várias modalidades desportivas e no carnaval do Mindelo.

Djô Borja faleceu aos 84 anos, vítima de doença prolongada, informou a família. Nascido a 13 de Junho de 1939, na cidade da Praia, Djô Borja foi professor de Educação Física, dinamizador do desporto, treinador das modalidades de basquetebol, futebol e voleibol, e um dos pioneiros das modalidades do culturismo e halterofilismo, entre outras.

Através do Ginásio Progresso, Djô Borja usava o desporto como forma de disciplina, mas também para incentivar jovens mindelenses a cultivarem hábitos saudáveis.

Nas redes sociais, a sua morte é lamentada por antigos alunos e personalidades de São Vicente, para quem se trata de uma grande perda para a ilha e para o país. Ou seu contributo estende-se, também pela sua entrega ao Carnaval, tendo sido mentor e presidente do grupo Maravilhas do Espaço.

Djô Borja foi homenageado em 2022 naTaça de Cabo Verde em Fisiculturismo, realizada em São Vicente, organizada pela Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo (FECAH).

Em 2018, foi homenageado na segunda gala da Sports Midia.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.