São Vicente recebe mais dois projectos de habitação social

25/04/2024 20:50 - Modificado em 25/04/2024 20:50

A ilha de São Vicente passa a contar com mais dois projectos de habitação social num total de 290 moradias.

Uma em fase bem avançada de construção na zona de Ribeira de Julião, que abrange um total de 236 habitações de tipologias T0, T1 e T2 e o novo projecto de moradias sociais, lançado hoje, na zona do Iraque que vai abrigar 54 habitações geminadas de tipologia T2 (em blocos de 4 e blocos de 2 moradias), com varanda e quintal, além de uma área interna destinada a actividades de convivência e lazer, com um parque infantil e uma praça.

Duas obras, que conforme o Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva refletem o compromisso do Governo de Cabo Verde em fornecer habitação acessível e de qualidade a população.

“Nós estamos a concretizar a nossa política de habitação, que está centrada na reabilitação de casas de famílias mais pobres”, lembrando que de 2017 a 2021 houve mais de 3.600 intervenções de habitação de casas em parceria com os municípios.

E nesta vertente, que são as habitações, diz que também há um número significativo de construção de casas sociais em espaços infra-estruturados com condições de acesso a bens básicos, como a água, eletricidade, saneamento, dirigidas a famílias dos grupos 1 e 2 do cadastro social.

“Famílias sem capacidade financeira ou com baixo rendimento. Damos condições de dignidade. E em muitas dessas situações é necessário retirar essas famílias de zonas de barracas, como fizemos no Sal e na Boa Vista, e colocá-las em situação de moradia com dignidade”, apontou o governante.

Uma solução, segundo Ulisses Correia e Silva que funcionou em Portelinha e agora está a ser implementado no “Iraque”. “É um compromisso que o governo está a cumprir, de forma a retirar as pessoas vivem em condições habitacionais muito precárias, com crianças, um jardim infantil também em condições muito precárias, vão ter, com a construção das moradias, condições de habitabilidade, condições de vida e de qualidade muito superior.

Em Ribeira de Julião, as obras que estão em andamento para famílias de baixo rendimento, jovens à procura da primeira habitação. Uma forma de dar mais satisfação à demanda que é a falta de habitação.

Uma posição defendida pelo presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, durante a sua intervenção.

Para o edil mindelense, com as obras em construção de mais de duzentas moradias e mais 50 a ser construídas, revela que foram ultrapassadas todas as expectativas. “São habitações com espaço para as crianças, jardim infantil, com espaço para ter a sua placa desportiva, para além de outros equipamentos sociais que de certeza serão construídos para a maioria da qualidade de vida da população mindelense.

E assegura que a autarquia vai seguir nesta tarefa de dotar a população de melhores condições de vida.  

 Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.