Óbito: Federação Cabo-Verdiana de Voleibol lamenta morte de Ildo do Rosário

21/04/2024 17:20 - Modificado em 21/04/2024 17:20

A Federação Cabo-Verdiana de Voleibol (FCV) lamentou no sábado, 20, o desaparecimento físico do professor Ildo do Rosário, também conhecido como Vagui, vítima de doença, ocorrido no Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente.

Em nota publicada na sua página oficial na rede social Facebook, a FCV expressou o seu “profundo pesar” pelo falecimento de Ildo do Rosário, “uma figura emblemática que contribuiu significativamente” para o desenvolvimento do voleibol no arquipélago.

“A sua dedicação e paixão pelo desporto deixaram uma marca indelével na comunidade do voleibol e no coração de todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer e trabalhar com ele”, lê-se na nota.

De acordo com a FCV, Ildo do Rosário será lembrado não só como um promotor do voleibol, mas também como um mentor e amigo, e a sua perda é sentida por toda a família do voleibol, que se une neste momento de luto para prestar homenagem ao seu legado.

A FCV estendeu as suas condolências aos familiares de Vagui e reafirmou o seu compromisso em honrar a memória do mesmo, continuando a fomentar o voleibol cabo-verdiano com o mesmo espírito de excelência que Ildo do Rosário sempre demonstrou.

A morte de Ildo do Rosário foi também sentida pela Associação Regional de Futebol de Santo Antão Norte, pela Escola Secundária Suzete Delgado, pelo clube Rosariense e por várias outras instituições nas quais deixou a sua marca e manifestaram, via comunicado, o seu pesar.

O funeral de Vagui terá lugar hoje, com saída da sua residência às 14:15, seguindo-se uma homenagem na Escola Secundária Suzete Delgado, às 14:30, e cerimónia religiosa às 15:00 na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Ildo Emanuel do Rosário, 65 anos, natural de São Vicente, nasceu no dia 05 de Janeiro de 1959. 

Estudou no Liceu Ludgero Lima onde praticou várias modalidades desportivas, tendo-se destacado no basquetebol de São Vicente e de Cabo Verde como um dos melhores jogadores da sua geração.

Após o término da sua formação secundária, rumou para São Nicolau, onde foi professor e treinador do Atlético local.

Vagui fez a sua formação superior em Cuba e, após o seu regresso, foi colocado em Santo Antão onde fixou residência até à sua morte e onde leccionou, na Escola Secundaria Suzete Delgado, as disciplinas de Educação Física e Educação Artística.

Foi um activista desportivo que participou na implementação e desenvolvimento de várias modalidades desportivas em Santo Antão e foi treinador de futebol dos clubes Rosariense e Beira-Mar.

Ildo do Rosário deixa esposa e quatro filhas.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.