São Vicente: Luxemburgo apoia corporação de bombeiros para melhoria de condições de trabalho – vereador

13/04/2024 20:54 - Modificado em 13/04/2024 20:54

O vereador de Protecção Civil da Câmara Municipal de São Vicente assegurou hoje que a corporação de bombeiros vai receber ajuda de Luxemburgo em “altos valores monetários” para a aquisição de equipamentos e para formações.

Anilton Andrade deu essa certeza à imprensa hoje, no Mindelo, na sequência da assinatura de uma convenção entre a Liga de Resgate do Luxemburgo, Associação Olhos de Cabo Verde, também no Luxemburgo, a Câmara Municipal de São Vicente e a corporação dos bombeiros.

A cooperação, agora efectivada, resulta, segundo a mesma fonte, de uma “longa jornada” de trabalho com vídeo-conferências e jornadas técnicas e que agora culminaram na visita de uma delegação daquele país europeu para tomar pulso à situação e averiguar ‘in loco’ as prioridades a serem colmatadas.

“Sempre dissemos que era necessário um parceiro muito forte para ajudar nos problemas da Protecção Civil e dos bombeiros de São Vicente, que todos sabemos que são muitos”, afiançou Anilton Andrade.

Agora espera-se que a parceria produza “grandes frutos”, desde treinamentos, envio de viaturas como ambulâncias, camiões, viaturas mistas, de combate a incêndios, equipamentos de protecção individual e formações em diversas vertentes.

O vereador, que não discriminou os montantes, asseverou que a parceria vai envolver “altos valores monetários, bem maiores que qualquer verba destinada aos bombeiros nos últimos anos”.

Isto porque, conforme a mesma fonte, sempre tiveram um “compromisso muito sério” de dotar a corporação de “melhores equipamentos e melhores condições de trabalho”.

“Por isso recebemos esta ajuda com muita gratidão e esperamos que as raízes semeadas possam produzir frutos por longos anos”, congratulou-se Anilton Andrade, destacando o facto de os mandatos políticos serem curtos, mas a corporação permanecer.

Entretanto, explicou, o apoio será faseado, sendo que nesta primeira visita, a delegação luxemburguesa trouxe consigo uma quantidade de equipamentos para tirar medidas e personalizar os fardamentos a cada bombeiro.

Por seu lado, o presidente da Liga de Resgate do Luxemburgo, Joel Biever, esclareceu que a parceria está em linha com as conclusões do relatório do Banco Mundial de 2020 intitulado “Diagnóstico de preparação e resposta de emergências de Cabo Verde: Construindo uma cultura de preparação”.

Esse documento, segundo a mesma fonte, foi financiado pelo Governo do Luxemburgo que, sublinhou, está consciente das necessidades do arquipélago em termos de emergências, protecção civil e bombeiros.

“Estamos felizes em poder dar continuidade a esta solidariedade na área dos socorros”, considerou Joel Biever.

Também como outros dos parceiros, o responsável da Associação Olhos de Cabo Verde, Thierry Thieltgen, também confirmou a intenção de ajudar os bombeiros, especialmente na criação de uma sala de treino.

Quanto à ilha em geral, mencionou outros projectos como de colaborar com a câmara municipal para “tornar São Vicente a ilha mais limpa de Cabo Verde”.

Thierry Thieltgen asseverou ainda que, usando da sua experiência como micro-biologista, pretende criar uma indústria de queijos com parceiros no Calhau.

A cooperação, hoje rubricada, tem a duração de três anos, renovável, e na qual as autoridades sanvicentinas devem enviar relatórios semestrais e anuais.

A visita da delegação do Luxemburgo, que está no Mindelo desde segunda-feira, 08, acontece até o sábado, 13.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.