Porto Novo: Planalto Norte com cobertura 100% com energia eléctrica

8/04/2024 14:35 - Modificado em 8/04/2024 14:35

O Planalto Norte, no município do Porto Novo, Santo Antão, passou a partir de hoje a dispor da cobertura a 100 por cento (%) em termos de energia eléctrica, com a electrificação da comunidade de Bolona.

Conforme constatou a Inforpress, todos os povoados que compõem o Planalto Norte já dispõem de luz eléctrica, sendo apenas uma localidade, a de Chã de Feijoal, que não dispõe de energia eléctrica durante 24 horas por dia.

Com a excepção da Aldeia do Norte, todas as zonas do Planalto Norte estão electrificadas com sistemas fotovoltaicos.

O vereador da câmara do Porto Novo, Irlando Ramos, que responde pela energia eléctrica, disse à Inforpress que fica a faltar apenas reforçar a distribuição de energia eléctrica em Chã de Feijoal, com a aposta numa nova central fotovoltaica.

Chã de Feijoal dispõe, desde 2015, de uma pequena central fotovoltaica que consegue fornecer energia apenas durante cinco horas, razão pela qual as 18 famílias locais têm estado a reclamar luz eléctrica de forma continuada.

Para 2024, a Câmara Municipal do Porto Novo inscreveu no seu plano de investimentos cerca de 11 mil contos para o programa de electrificação neste município.

Em Junho, o Planalto Leste ficará também totalmente coberto com energia eléctrica, segundo a previsão da Empresa de Electricidade e Água (Electra), que anunciou o arranque, ainda neste mês de Abril, dos projectos de electrificação de Espadaná, Matinho e Moroços.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.